POR QUE A DISCRIMINAÇÃO?



POR QUE A DISCRIMINAÇÃO?

Por que a discriminação? Ter preconceitos de determinados grupos étnicos, por seus costumes cor, raça ou habilidades/atividades/opções, nada mais é que desconhecer as causas da criação e de como surgiu o ser humano no globo terrestre. Não gostar, por exemplo, do preto porque uma vez foi escravizado; do branco porque o escravizou; do oriental porque por causa da cor e dos olhos puxados, ou coisas desse tipo, é desconhecer ou não aceitar o que a ciência está a descobrir paulatinamente o mistério/lenda/doutrinação do surgimento do homem na terra.
O “homo sapiens” , que sucedeu aos demais tipos da evolução humana, estava já espalhado por todo o planeta. A paleontologia seguiu os rastros dessa evolução, achando todos os ancestrais da raça humana com suas raízes em território africano. Conforme figura acima, toda a vida animal e a do próprio homem, teve início no continente africano.
Portanto, não há diferença entre nossas origens; não tendo como negarmos nossos destinos iguais, embora espiritualização diversa, temos em comum almas criadas por Deus, vivendo em corpos de diferentes aspectos físicos e, portanto, todos mortais.
Evidenciam, também, esses estudos que, para que a terra se tornasse povoada pelos elementos que a compõem e habitada por vidas animais e vegetais, passou por transformações e por ventilações (ou não) diferenciadas, que deram aspectos diferenciados e, por cousa dessas passagens dos ventos ou sua falta, criaram-se aspetos diferentes em regiões continentais, espalhando desertos, savanas e outras, montanhosas e irrigadas por rios e, por isso, com farta vegetação.
Essas mesmas condições climáticas influíram, também sobre a cor da pele e pequenas variações do formato do crânio entre os que ficaram e os que migraram para outros continentes.
Se os passeios dados pela pré-história carecem de acertos mais minuciosos, é porque não sou nenhum estudioso do assunto. E, não tendo grandes conhecimentos, posso ter entendido mal os textos das descobertas científicas e/ou mal colocado os meus conceitos, pelo que me desculpem os caríssimos leitores.
Mas, o certo é que, tendo todos a mesma origem; tendo trilhado todos os mesmos trilhos através dos tempos e dos continentes que habitamos, todos somos obra da mesma transformação que a formação da terra exigiu para poder ser habitada e ter progresso. Não há, pois, motivo nem direito de discriminação plausível de um para com o outro, por maiores que sejam as diferenças de cor, de raça, de credo, de opção sexual e ou de ideologia política. Enquanto humanos, não podemos ser todos iguais, mesmo porque a vida e a própria convivência tornar-se-ia monótona e chata.


Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 06/01/2012
Reeditado em 07/01/2012
Código do texto: T3425792
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.