Haiti

O Haiti foi o primeiro país hispano-americano que se tornou independente e a partir de uma revolta de negros. Isso o imperialismo nunca engoliu ou perdoou. E sempre encontrou modos de ocupar e explorar o país de todas as maneiras. Quando um governo nacional conseguia fazer um projeto de país mais livre e mais justo, a intervenção do Tio Sam agia para impedir e impor algum militar para substituí-lo. E o terremoto de 2009 (ontem completaram-se dois anos) só veio completar o terremoto social e político de um país devastado pela crueldade e ambição das grandes potências.
Ontem, 12 de janeiro, no aniversário do terremoto do Haiti, o governo brasileiro lamentavelmente anunciou que vai restringir a cem por ano os vistos de entrada para os haitianos que tentam sobreviver entrando em nosso país. Ao mesmo tempo que criticamos os europeus e norte-americanos quando eles barram os brasileiros que tentam entrar lá (sou de ascendência libanesa e sei como isso funciona), fazemos o mesmo que os imperialistas fazem quando se trata de recebermos nossos irmãos negros e pobres. Isso tem de ser denunciado e mostrar ao governo nossa oposição. Compreendo perfeitamente que o tráfico humano é uma ignomínia e que existem intermediários explorando esses pobres ao transportá-los para o Peru ou Equador para que eles passem ao Brasil. Isso tem de ser punido e corrigido, mas deve-se ter compaixão e solidariedade com quem está simplesmente tentando sobreviver.