A GUERRA EM NOSSO PAÍS NOS DIAS ATUAIS

A história revela que o Brasil sempre foi um país de paz, embora tenha se envolvido em três grandes conflitos armados, a saber: na Guerra do Paraguai, no século XIX, na Primeira e na segunda Guerra Mundial, no século passado. Seu maior envolvimento foi na Guerra do Paraguai, nos demais conflitos, sua participação, foi bastante tímida, limitou-se apenas em algumas ações de pilotos da força aérea, treinados na Europa e apoio médico.

No âmbito interno, a maioria dos conflitos, aqui citados, apenas os Mascates no Pernambuco, aconteceu século XVIII, os demais, ou seja: a Sabinada na Bahia; a Cabanagem, no Pará; a Balaiada no Maranhão e a Farroupilha, no Rio Grande do Sul, ocorreram no século XIX, portanto, ainda no período monárquico. Além desses conflitos, a história registra apenas alguns movimentos, como na transição da monarquia para o presidencialismo e do governo civil para o governo militar.

Sobre os conflitos acima mencionados, a história mantém seus relatos, porém, atualmente estamos vivendo uma guerra sem precedente em nosso país. Percebem-se constantemente, batalhões do Exército em ação, hospitais para atendimento dos enfermos sendo instalados, médicos e enfermeiros, bem como assistentes sendo convocados para dar atendimento aos atingidos no conflito, muitos dos tais jorrando sangue por todos os lados, mães e demais familiares desesperados, e o governo preocupado. Os meios de comunicação tanto escritos quanto falados e televisíveis estão sempre noticiando os fatos, às vezes estampando em manchetes os estragos causados pelos inimigos, deixando com isso a sociedade inteira em total desespero.

Todos nós sabemos que o inimigo é cruel, torturador e tirano, não respeita ninguém, ataca os humildes e os maiorais, o povo está desesperado com tamanha crueldade, não há quem possa deter suas ações. As armas usadas para combater o inimigo, são as mais sofisticadas e eficientes, o pessoal do comando é altamente capacitado, mesmo assim, não vencem o inimigo. A situação é crítica e desesperadora.

A guerra é cruel, devastadora destruição, e as conseqüências são tremendas, os gastos são exorbitantes com os enfermos que fora atacados pelo inimigo, tanto familiares quanto o Estado, investem altas quantias em dinheiro, tentando salvar as vidas daqueles que foram atingidos e, em muitos casos é praticamente inútil, pois termina em óbito. O pavor, o desespero e a agonia tomam de conta das pessoas. É muito difícil não se emocionar com a situação em que estamos vivendo. Nunca na história do país o clima ficou tão tenso quanto o que está vivendo agora! Quem poderia imaginar que a situação chegasse a um ponto tão crítico como se vive nos dias atuais! Nem a primeira e nem a segunda guerra mundial, e nem os conflitos internos, foram tão preocupantes quanto à guerra travada no nosso país atualmente. Precisamos de uma intervenção divina para se chegar ao fim desse caos e o povo possa superar tal situação.

A guerra que ora estamos nos referindo no presente texto, não é uma guerra de nação contra nação. O exército brasileiro, não ataca o ser humano nessa guerra, pelo contrário, socorre os feridos, muitas vezes, levando-os aos médicos e enfermeiros que estão de prontidão. Sua intenção é a mesma dos médicos – salvar vidas. Os soldados brasileiros são tipicamente pacíficos, nenhum ser humano ficou ferido com sua ofensiva, no entanto, vem cuidando dos feridos e dando a assistência necessária a cada um deles.

Como dito alhures, o inimigo é cruel, não tem dó de ninguém, grandes e pequenos, ricos e pobres têm se tornando vítimas de sua crueldade. Indiscutivelmente, é lamentável a situação que ora se encontra o povo brasileiro.

O inimigo que, ao longo desse texto estamos nos referindo, é um animal, um monstro animal, apesar de ser pequeno. Muito pequeno mesmo, porém, muito perigoso, podemos até dizer, que no contexto atual é o mais perigoso e temidos dos animais, que até o momento não fora combatido ou exterminado completamente.

Esse animal não está na selva amazônica, nem nos rios caudalosos do nosso país, também não se encontra nos oceanos que banham a costa brasileira, muito menos na mata atlântica e nem no serrado nordestino. Esse animal está alojado nas pequenas vilas, nas médias e grandes cidades, muitas vezes convivendo conosco dentro de nossa própria casa e ainda se apropriando da água que usamos, razão porque, esse animal é perigoso, pois não obstante dividir conosco nossa residência, não temos como detecta-lo com facilidade.

O nome científico desse monstro é: AEDES AEGYPTI, o famoso mosquito da DENGUE, capaz de apavorar todo ser humano. Para combatê-lo não é necessário usar canhões, granadas, bombas atômicas ou de hidrogênio. Nada disso é capaz de exterminá-lo, porém, a maior e mais apropriada arma para combatê-lo é a prevenção, são os cuidados que investir em nossas casas, verificando os locais onde moramos e nos arredores, nas dependências, no quintal, os locais onde têm facilidade de empossar água, ou vasilhames sem usos que deixamos ao léu, nos quais poderão conter água, e é ali que eles produzem suas larvas, e nós, evidentemente, alimentando-as. A responsabilidade é nossa, cuidemos, portanto, dessa causa e salvemos-nos dos seus ataques.

Usemos, portanto, nossa personalidade, nosso caráter, nossa condição de vencedor e agimos em defesa de nós mesmo, visando com isso, o salvamento das pessoas menos protegidas.

Luís Gonçalves
Enviado por Luís Gonçalves em 15/01/2012
Código do texto: T3441324