DESCULPA

Você já ouviu falar que alguém tenha perdido uma grande oportunidade ou um grande amor, porque não teve a humildade de pedir desculpas? Acabei de ver na novela da TV Globo “Fina Estampa” (janeiro 2012) que Griselda (Lilia Cabral) perdeu seu grande amor René (Dalton Vight) porque não quis pedir desculpas. A novela é o retrato da vida real. Aguinaldo Silva como todos os autores de novelas se inspiram no cotidiano para escrever seus roteiros novelísticos.

Fiquei meditando porque uma simples palavra não dita causa tantos danos na vida pessoal, profissional e afetiva de uma pessoa. O que significa mesmo “desculpas”? Pesquisando na internet descobri que a “Revista Isto É” já explorou esse tema de tal forma que foi até assunto de capa (2010), associando a palavra “culpa” a uma grande pedra nas costas de uma pessoa. A culpa sem desculpa é peso insuportável tanto para o culpado como para aquele que se sente prejudicado. Assim sendo, para se livrar desse grande peso só pedindo desculpa.

O Doutor Gabriel Perissé, professor da USP explica no blog www.palavraseorigens.blogspot.com que culpa significa delito, erro e segundo ele quem admite abertamente a culpa (própria ou alheia) pode usar o prefixo “des . Desculpar-se, que é seguir o impulso contrário ao da culpa, ao do erro.

Reconhecer o erro é que são elas. Mesmo quando ele é reconhecido para muitos ou para a maioria, a palavra desculpa não existe no dicionário. Quantas pessoas se orgulham em dizer que não voltam sua palavra atrás. Persistem no erro porque “palavra de rei não volta atrás”.

Dizem que as mulheres se desculpam mais que os homens e reclamam muito da sua incapacidade de não reconhecer seus erros, ou melhor, dizendo: eles “não dão o braço a torcer”. Parece até que pedir desculpas é sinal de fraqueza, diminui. Pesquisas apontam que o sexo feminino tem mais capacidade de enxergar o erro e mais humildade, chegando até pedir “perdão”, palavra de significado ainda mais forte.

.

Pedir desculpas faz parte da boa educação. É como o bom – dia, por favor, com sua licença. Pedir desculpas não tira pedaço, não dói e é uma palavrinha mágica que apaga a mágoa, resolve conflitos sem violência e restabelece a harmonia entre casais.

O homem sábio pede desculpas e aceita também as desculpas de quem o pediu, porque como diz Cecília Meireles:

Se você errou, peça desculpas...

É difícil perdoar?

Mas quem disse que é fácil se arrepender?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 20/01/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3450780
Classificação de conteúdo: seguro