PALAVRAS QUE NÃO VOLTAM VAZIAS

Eu que não posso ver revistas sobre dietas para emagrecer que compro, mas nunca cumpro o que elas propõem, ouvi de uma sobrinha que emagreceu muito, tio, corro 10 km todos os dias, foi suficiente para mim, há seis meses que faço isto e já emagreci 7kg. Palavras com exemplo não voltam vazias.

Vejo pais "gritando" com os filhos para eles falarem mais baixo, como pode? Só confunde a cabeça das crianças, palavras sem exemplos, somente são palavras ao vento. Esta passagem lembra-me uma cena cômica, quando perguntaram a uma determinada pessoa, cuja resposta só poderia ser sim ou não, ela respondeu falando que sim e gesticulando com a cabeça que não. Pura confusão.

Pais obesos, glutões e sedentários querendo que os filhos comam pouco e façam exercícios. Insucesso na certa.

Nos cursinhos em que dou aulas para concurso, pediram-me para palestrar sobre "como passar em concurso": Havia colegas palestrantes que passaram na cabeceira, nos primeiros lugares, na sala, fotos de ex-alunos, todos em ótimas colocações. Não tive duvida, não poderia copiá-los, pois a minha realidade era outra. Fui chamado para o cargo que ocupo hoje na terceira lista de chamada. Comecei a palestra assim:

Se vocês nunca foram os primeiros da classe, se não tiveram um excelente ensino de formação, se não for possível dedicação exclusiva, esqueçam estes caras daqui da parede, mas façam como eu, estudem até passar, se não passarem desta vez é porque não foi o suficiente, terão outras oportunidades. Depois de dois ou mais anos de estudos intensos poderão escolher o concurso que quiserem passar. Concurso é sorte, mas tem que estudar muito para ter sorte.

Padres aconselhando pais e casais são semeadores de sementes estéreis.

Pastores cheios de empáfia falando de humildade, do nascimento de Jesus na manjedoura, são pregadores de palavras vazias.

Nos cidadãos comuns condenando os políticos corruptos, mas comprando produtos piratas, subornando guardas rodoviários, baixando filmes e material de ensino na internet sem a justa remuneração aos que produziram, se tivéssemos a oportunidade de estar próximo do poder, talvez não fossemos diferentes deles.

Como mudar esta situação? Recentemente ouvi de alguém, “nos não mudamos as atitudes das pessoas com palavras, mas com atitudes podemos mudar as pessoas.”

Comecemos com isto, nossas atitudes, quais delas, ou qual delas que deve ser mudada.

Um abraço amigo.

Defranco
Enviado por Defranco em 20/01/2012
Reeditado em 24/12/2012
Código do texto: T3451365
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.