“A aposentadoria causa um grande impacto no indivíduo, pois ele a vê como sinônimo de velhice”.

Antigamente, ser aposentado, além de significar fim do ciclo produtivo, simbolizava aguardar a morte chegar. Para as mulheres significava mais “tempo” para cuidar da família, dedicar-se a uma vida familiar mais ativa, mas não perdendo a característica de idosa. Os homens usavam a manhã para um cafezinho com amigos, a tarde para uma sesta, buscar uma sombra nos dias quentes ou se enfiar embaixo das cobertas nos dias frios e assistir TV. Esta era a tela e as cores da aposentadoria, de avós, pais, tios, etc.
A realidade mudou e, a maioria dos aposentados, descobriu que aposentar-se significa receber um prêmio chamado – “VIDA”, um passaporte para realizar os sonhos sufocados por muitos anos e, atualmente, se dedica ao lazer, prática de esportes, melhor qualidade de vida, retorno aos bancos escolares, versejando como muitos, aqui no Recanto, como eu.
Hipocondrismo já não faz parte do vocabulário, o aposentado  descobriu que não é correto viver a dor por antecipação e entregar os pontos antes do último Round. Descobriu que a mola mestre da felicidade é o amor em seus diversos aspectos, como formar grupos sociais, novos amigos e novos relacionamentos afetivos para aqueles que não querem viver só.
Assim como o indivíduo necessita desenvolver a arte de viver necessita também, desenvolver a arte de envelhecer, pois nossa aposentadoria se dá através dos ciclos sem ser percebida, como exemplo, quando observamos nossos filhos adultos com sua independência, quando recebemos um novo colega nas atividades profissionais, com uma visão mais ampla e nosso conservadorismo não aceita mudanças, quando as atividades sexuais reduzem, pois a maturidade não vê o sexo como prioridade. Desta forma, a aposentadoria ocorre por tabela, a Portaria que registra o fato é apenas a autenticação.

Cabe você amigo Aposentado não ficar enclausurado  lamentando as dores, as visitas mais constantes aos médicos, os inúmeros exames para controlar a qualidade de vida, lembre que é o início de um novo ciclo, aceite as mudanças com naturalidade e um largo sorriso, substituindo a carranca do mau humor.

Cabe a você amigo Aposentado não ficar revoltado com o salário que lhe coube, saia para a luta, participe das campanhas, das associações, solte o verbo, grite, esbraveje e se faça notar, exija seus direitos, defenda sua cidadania.

Cabe a você amigo Aposentado não permitir que a família lhe manipule, lute por seu direito a liberdade conquistada, viva como sua consciência determina, suprindo as necessidades físicas e emocionais como lhe convém, desde que você tenha uma saúde regular decida sua vida e caminhe com suas pernas, até que realmente volte a ser criança e dependa dos outros para sobreviver.

Em julho deste ano completarei 19 anos de aposentada, foi quando descobri que a vida me ofertava inúmeras oportunidades para ser plenamente feliz e não recusei, desta forma aprendi que para fazer os que me cercam felizes eu necessito ser feliz em primeiro lugar, não me considero uma pessoa egoísta por agir desta forma, até porque terei que prestar contas a Deus pelo meu Livre Arbítrio.

Aos meus pares, uma beijoka com carinho e parabéns pelo dia, à nós dedicado.


verita
Enviado por verita em 24/01/2012
Reeditado em 24/01/2012
Código do texto: T3458050
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.