O TAMANHO DAS COISAS

Dizem que o homem é do tamanho do seu sonho. Dizem que o homem é o que ele pensa, o que ele planta, o que ele constrói. Aquela história da “Catedral” é muito interessante para mostrar a importância que cada um dá ao seu trabalho e a sua vida. “Numa grande construção uma pessoa perguntou a um pedreiro o que ele estava fazendo: estou assentado tijolos, respondeu. Outro pedreiro respondeu a mesma pergunta dizendo: estou fazendo paredes. O terceiro pedreiro respondeu: estou construindo uma Catedral.”

O que será que cada um de nós está fazendo nessa vida? Simplesmente assentado tijolos ou apenas subindo paredes? O homem que valoriza seu trabalho, que está de bem com a vida, que tem aspirações enxerga as coisas com o olhar promissor. Construir uma Catedral, a casa de Deus Pai, que abrigará muitos fiéis torna o trabalho bem mais valorizado e importante.

Temos a mania de voltarmos o nosso olhar sempre para o lado negativo das coisas dificultando a nossa felicidade. Ouvi alguém dizer: “Passei por muitos problemas nessa vida, mas nem todos aconteceram”. Quantas vezes a gente se martiriza com o resultado de um exame quando ele dá tudo perfeito, quantas vezes julgamos que alguém não vai atender um pedido nosso e ele não só atende como se coloca a nossa disposição.

Outra frase que gostei de escutar foi: “Tudo que acontece em nossa vida, inclusive os problemas são do tamanho do valor que damos a ele.” Se você se impressiona com uma doença ela pode se tornar maior que é. Se você valoriza muito um desentendimento com alguém isso pode lhe trazer até o stress.

Para a gente enxergar que a vida é bela e sentir o quão o mundo é bom, a gente deve procurar sonhar e evitar os pesadelos, a gente deve dar valor o que fazemos, o que construímos e nunca ignorar sua importância, a gente não deve sofrer antecipadamente e sim procurar viver cada momento, o hoje, o agora, intensamente. Amanhã é outro dia.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 25/01/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3460179
Classificação de conteúdo: seguro