Recordar É Como Reviver . . .

Hoje resolvi voltar no tempo,um tempo que não volta mais,que não poderá mais ser vivido do mesmo jeito,a não ser pelas boas recordações,pela lembrança da época de criança.

Dias que eram simples e hoje percebo que foram os dias mais ricos e especiais que já vivi.

Ah!Como eu queria poder voltar e aproveitar mais ainda cada minuto,cada situação,cada brincadeira,dias em que íamos para casa dos meus avós materno,em um pequeno sítio,pertinho da Serra da Canastra,lá era o paraíso aqui na terra.Uma casinha simples sem energia elétrica,luz só com lamparina ou as vezes lampião,banho era tomado de bacia,a água era esquentada no fogão à lenha,tinha um pomar com todo tipo de frutas que se possa imaginar,onde meu irmão e eu passavamos horas brincando no meio,de pique-pega ou pique-esconde.Eu por ser a menorzinha sempre estava em desvantagem, ganhava raras vezes quando ele pra me fazer sentir mais "rápida" me deixava ganhar...rs

Bons tempos,subíamos no pé de amora cada um com sua tigelinha,(a minha era laranja e a dele era verde),prá ver quem conseguia encher primeiro,uma disputa saudável,sempre rindo e juntos,coisa rara nas crianças de hoje que passam boa parte do seu tempo em frente da tv ou do computador.

As férias lá seguia a rotina de sempre,em acordar e ir no curral pra tomar o leite tirado na hora,eu adorava lavar as xícaras de café na bica, alguns metros da porta da cozinha,pia que hoje é básico não tinha lá,a bica era uma bacia enorme de pedra com um cano correndo água direto.Todos os dias ápós executar a tarefa ia ajudar ou atrapalhar meu Vovô Joãozinho a debulhar as espigas de milho para tratar das galinhas e em seguida ele ia fazer os queijos e nós íamos para ficar comendo as "massinhas"antes de virarem queijos...rsrs

Entre uma tarefa e outra estavamos sempre brincando.

Quanta saudade dos bolinhos fritos de polvilho que minha Avó Geralda fazia,eram muito gostosos,a comida feita no fogão à lenha com um toque "caipira"mesmo,mas com muito amor,as verduras e alguns legumes eram colhidos na hora tudo bem fresquinho,sem contar com um franguinho caipira também...

Me lembro de uma vez que estava brincando e ouvi uma cantoria,não entendi nada daquele barulho,era uma Chegada de Folia de Reis,não conhecia,quase morri de medo do palhaço,ele não era como os palhaços dos circos de hoje,estava vestido com um macacão de chita com babados nos punhos das mãos e dos pés,um chapéu em forma de cone enorme na cabeça da mesma estampa da roupa,o rosto não estava pintado e nem com o nariz vermelho,era uma máscara escura,junto com ele tinha alguns senhores tocando instrumentos musicais,não sei dizer quais seriam,mas faziam um som,uma melodia que acompanhavam cantando,uma letra que me parecia mais uma gritaria.

Como o medo era muito grande,me escondia no quarto,mais precisamente atraz da porta,pensava em deitar na cama e cobrir,mas como o colchão era feito de palha seca,qualquer movimento faria barulho,ai eles poderiam me achar ali...rs Quando eles terminavam de cantar e orar,os donos das casas doavam-lhes alguma oferta,como dinheiro ou alguma coisa que pudessem arrecadar dinheiro para os Três Reis Santos.Parece que foi ontem,ouvir minha Avó Geralda chamando e me pedindo para entregar um queijo pro palhaço e dizer que era um "botão" para sua roupa,isso para tirar ou diminuir o meu medo.Tentativas em vão,só saia do quarto quando percebia que eles já não estavam mais lá.

Relembrando esses dias,deu um aperto no coração e uma saudade dos meus 5 para 6 anos de idade,quando ainda tinha meus Avós aqui na terra juntinhos de nós e dias de uma família inteiramente feliz.

Hoje estão ao lado de Deus,mas presentes na memória e no coração de quem teve a oportunidade de conviver com eles...

N.D.A.1:Uma outra opção que tinha para o título era "Férias na Casa do Vovô Joãozinho",mas quando passava para o papel,toda essa lembraça foi como se estivesse realmente revivendo cada minuto,sentindo uma emoção muito grande e uma saudade maior ainda.

N.D.A.2:É uma oportunidade e uma alegria muito grande também de poder prestar uma homenagem aos meus Avós...

Munay
Enviado por Munay em 28/01/2012
Reeditado em 28/01/2012
Código do texto: T3466940
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.