TERCEIRA IDADE

Feliz o homem(a) que chega a terceira idade, este teve o privilégio de usufruir de todas as fases da vida, agora não se pode negar que a terceira idade trás incômodos e limitações para todos.

Fico horas olhando o meu querido e velho pai, recordo do homem forte que outrora me carregou no colo, me deixava brincar em suas costas como se fosse um cavalinho,os momentos que ele me levou para passear e de como eu o olhava como meu herói, ele era aquele homem que eu tinha certeza que tudo resolveria, porque ele sabia ouvir e compreender como ninguém, sabia ser pai, e isso ele aprendeu com o coração, o amor o ensinou tudo, tenho certeza que foi o amor seu professor, pois ele é aquele homem que lhe negaram o direito a escola, o que lê, aprendeu por que pagou a uma professora, é, os anos 30, não eram fáceis, hoje se tem escola e há quem não queira ir, antes não tinha, mais havia gente que queria, como ele, mais olhe apesar de ser um analfabeto funcional, ele é o cara, aquele que muito fez, sei que teve muitos prejuizos pela falta da instrução escolar, mais olhe como pai foi o melhor, aliás é, ainda vive, e está na terceira idade, graças a Deus, pois a bíblia diz que quem honra a pai e mãe tem seus dias prolongados na terra e ele honrou, cumpriu a missão de pai, educou seus filhos no amor, falando assim parece que eu quero transformá-lo num mártir, num homem perfeito, não é nada disso, eu estou falando de um velho que muito vive e o porque vive tantos anos, merecimento, isso mesmo, um coração bom, mais é claro que os defeito o fizeram estar numa velhice sem saúde, ele era aquele homem, que se alimentava mal, que não se preparou para a velhice, isso é triste,entrou na terceira idade frágil, sem forças, lento e com a cooordenação motora comprometida, melancólico e dependente.

A terceira idade pode ser ´preparada, com uma vida saudável nas fases anteriores, limites devem ser impostos ao corpo pelo homem(a),visitas ao médico periódicas, entre outras coisas, para que a terceira idade possa ser melhor aproveitada, para que não venha a ser escravo de medicamentos, dependente dos outros, vendo a vida passar e esperando a morte chegar e mais feliz, é fácil se organizar para ter uma terceira idade confortavel e plena.

Carmem Lacerda
Enviado por Carmem Lacerda em 29/01/2012
Código do texto: T3469279