O Espírito do Poder

“Se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder." Essa frase é de Abraham Lincoln, ela tem se mostrado verdadeira através dos tempos. Ela faz uma “ponte” entre dois elementos o Caráter e o Poder. O Poder (do latim potere), na dimensão denotativa dicionarizada, é o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.

Há várias formas de Poder. O econômico, o militar, o político, o midiático, o da verdade, o da mentira, o ideológico, entre outras possibilidades. Ele está enraizado na teia do cotidiano social. Essa teia pode ser tecida numa essência venenosa e escravocrata ou balsâmica e libertária. Por essa amplitude é que diversos cientistas sociais pensaram sobre ele.

Michael Foucault, fala sobre a “Microfísica do Poder”, esse que é dominantemente exercido nas relações sociais. Pierre Bourdieu, pensa sobre o “Poder Simbólico”, que estaria no mito, na linguagem, na arte, na ciência, na religião. Hanna Arendt afirma que o poder é oposto da violência. Para Maquiavel, a obrigação do governante deve ser a de conquistar e manter o Poder. Para isso, ele deve adotar algumas estratégias. Max Weber analisou o poder como sendo “certo comando com um conteúdo específico a ser obedecido por um grupo determinado”.

Mas desejo me ater à segunda palavra que forma a ponte da frase de Lincoln: o Caráter. Porque esse caráter será fundamental na forma e no tipo de Poder que será exercido. Você naturalmente conhece pessoa(s) que mudaram completamente quando assumiram determinado “cargo de poder”. Às vezes pode ser uma simples coordenação ou direção. Às vezes assume cargos não pela competência, mas pela subserviência ou mesmo pela dimensão dos “laços familiares”. Essa pessoa não é “senhor” nem de si mesmo, é para dá pena e riso a sua imaginação sobre o poder que tem.

Primeiro nenhum Poder é eterno (só na dimensão metafísica de Deus) e como disse Marx: “tudo que é sólido desmancha no ar”; segundo, o poder para ser legítimo tem de também simbolizar atos e palavras de Amor à vida, à ética e à humanidade.

Há pessoas que depois de assumir qualquer tipo de cargo, já não lhe liga mais, ou mesmo não atende nenhuma das suas ligações. Muda a postura, os amigos, às vezes abandona a própria família. Completamente embriagado pelo poder. A ressaca pode ser a solidão e a depressão.

Na música “Incondicionalmente”, a Banda Capital Inicial pergunta: “que tipo de poder te satisfaz?” Nessa resposta estará o teu coração, a tua inteligência, o teu caráter e a tua Ilusão.

 

Deixe seu comentário (TEXTO E COMENTÁRIOS  PUBLICADOS NO PORTAL PARAÍBA JÁ ONDE O AUTOR TEM UMA COLUNA). Outros comentários podem ser feitos logo abaixo.

Comentários

  • 2011/03/22 às 16:01  -

    Ricardo

    Parabéns gostei desse texto

  • 2011/03/10 às 10:28  -

    Valter Azevedo Pereira

    Parabéns pelas crônicas, estou me enriquecendo em todos os sentidos depois de receber suas crônicas. Parabéns e obrigado Valter

  • 2011/02/21 às 16:43  -

    Lucas

    Aplausos!!!

  • 2011/02/17 às 20:52  -

    Geraldo M. de Oliveira

    Excelente trabalho sobre o tema "poder". Principalmente, o enfoque da opinião do grande estadista: Abraão Lincoln. "Se quiser por à prova o caráter de um homem dê-lhe o poder" Penso que o exemplo mais eloquente dessa perspicaz afirmação aconteceu com Adolfo Hitler; o qual depois de apossar-se do poder político quis dominar o mundo!. Infelizmente, causou um desastre para a humanidade! Existe um adágio popular que assemelha-se ao pensamento e Lincoln. É o seguinte: "Quereis conhecer o vilão, põe-lhe o poder na mão! Meu filho, você fez um trabalho com olhar clínico, valeu. Parabens!

  • 2011/02/17 às 11:10  -

    drica

    Maravilhoso, como tudo que você escreve. Parabens! Um forte abraço.

  • 2011/02/16 às 20:54  -

    Rômulo Gondim

    Dimas, concordo em "número, grau e gênero". Amanhã seu artigo estará em meu site. Abraço forte e saudações educacionais.

  • 2011/02/16 às 07:57  -

    Marina Gentile

    Bom dia Dimas Lucena, parabéns pelo artigo. Abraam Lincoln era uma pessoa de visão. Esta frase cabe bem aos ingênuos, temporariamente com algum poder. Nada é eterno, nem mesmo o poder, ainda bem!

  • 2011/02/16 às 01:21  -

    Çivirino

    Aproveitando o mote peço vênia para citar três tipos de poder presentes em qualquer organização social. O PODER COERCITIVO - É o poder da força, do chicote sob o qual agia o escravo. O PODER COMPENSATÓRIO - Consiste em oferecer prêmios ou recompensa para que a pessoa obedeça. Finalmente o PODER CONDICIONADO - É aquele que emana por exemplo de uma ideologia, onde as pessoas agem por amor a causa, sendo portanto a forma mais nobre e edificante de poder. Quanto mais a presença das duas primeiras formas de poder mais fraca é a organização. Tomemos, por exemplo, o caso das igrejas evangélicas. Para que as pessoas obedeçam são ameaçadas com o fogo do inferno (poder coercitivo) ou recompensadas com as benesses do céu (poder compensatório). Falta, portanto uma forma ideológia e mais convincente de poder que infelizmente essas organizaçãoes não alcançam. Mais um exemplo: você pode fazer com que seu filho escove os dentes dando-lhe uma surra, prometendo uma viagem para Disney ou educando-o pacientemente sobre as vantagens de ter uma dentição sadia. Esta última seria o poder condicionado, dá trabalho, mas é definitivo.

  • 2011/02/16 às 01:09  -

    MARIA RODRIGUES DA SILVA

    Gostei muito deste artigo. O espírito do poder, o qual nos remete ao nosso dia a dia.

  • 2011/02/15 às 21:44  -

    janselice

    TEXTO BRILHANTE!!! PARABÉNS!