A FIGURA DO JUIZ INÍQUO - BASTANTE ATUAL!

Polêmica formidável, a que envolve o CNJ – Conselho Nacional de Justiça e todo o Judiciário, agora nas mãos do STF. Estive em dúvida quanto a este Conselho, pensando que tivesse sido criado por simples lei ordinária, como o da Saúde, Educação, do Idoso, etc., que foram instituídos para nunca funcionarem, a não ser que atenda interesses políticos, interesses, outros. Participei de um que não saiu do papel, mesmo que estivesse representando área de grande densidade populacional.

Mas, não! O CNJ é de Lei Constitucional, obedecendo a um de seus artigos, mesmo, assim, sofre enormes pressões, como acusações de irregularidades em Licitação de Sistema de informatização, que visa integrar todos os Tribunais ao Conselho. Boa iniciativa que visa fiscalizar com mais intensidade todo o Judiciário, inclusive a Cúpula, o STF. A investigação de suposta irregularidade acabou sendo suspensa, sem nada comprovar.

Vem logo à minha memória, a história que o Cristo conta naquela Parábola. Fala de um Juiz injusto, corrupto, que só julga as causas das viúvas quando muito importunado. E na nossa Magistratura, será que existe tal figura deste Lalau? Acho que sim.

Deverá ser também, ser objeto de fiscalização, este Conselho. Mas, Meritíssimos Juízes, deixem o CNJ realizar seu trabalho, a bem de toda a nação. O Senhor Deus é o Supremo Juiz!

Brasília – Centro do poder, DF, 02/02/12