A CRÔNICA DO GATO

A primeira vez que Bruno o viu, já se encantou com o bichano. Ele tinha, bem acima do focinho em sua linda testinha , umas listas formando a conhecida letra M maiúscula. De cara, Bruno lhe deu o nome de Méssie.

Logo que eu cheguei à residência de Bruno, fui recebido por Méssie, que com carinho hospitaleiro, já foi esfregando suas orelhas na barra de minha calça, depois ficando em pé começou a fazer um exercício de afiar as unhas, isto é, unhando minha roupa à altura de meu joelho, sem desconfiar certamente, que suas afiadas unhas estavam também me ferindo, embora de leve mas desconfortante.

Devido minha predileção por tais animais, peguei-o no colo e comecei a afagar sua cabeça. Com aquilo ele se sentiu à vontade, já e quis enfiar o focinho em meu sovaco.

-Assim não gatinho – falei – isso me faz cócegas.

Como se tivesse entendido, ele pulou para o sofá, e dali para o chão, onde se aproximou do órgão que eu estava reparando e começou a afiar as unhas no tecido ortofônico do instrumento. Precisei raiar com ele, pois se pegasse aquela mania, em poucos dias o tecido estaria todo desfiado. Bruno ficava olhando meu trabalho, e ao mesmo tempo falava para Méssie tomar jeito e ficar quieto. Mas o gatinho era mesmo movimentado. Sem tempo para impedirmos ele saltou para cima do órgão e começou a andar sobre as teclas, que devido o órgão estar ligado, começou ali uma melodia, que só podia ser gatânica, pois tal música estava sem ritmo e sem coordenação musical alguma. Mas o danado do gatinho percebendo que ao pisar numa das teclas aparecia o som, pegou a mania de sempre fazer aquela arte.

O mais importante é que depois de alguns meses fui lá fazer uma visita e eis que o Bruno disse-me que o bichano aprendera a tocar: a música do gato, só que Méssie estava feliz com a nova letra que o Bruno compusera: Atiraram um pau no gato-to...Só que o gato-to, não correu-reu-reu; Ao contrário ele atacou-cou-cou, a pessoa que, o pau nele atirou! Miauuuu-au-au-au...!

Muito admirado pelo que vi e ouvi, exclamei: Miau-au-au!

Parabéns Méssie. Bem se vê que és um gato valente e inteligente!