A Globo é Espírita

    Tenho escutado e visto essa acusação por muitos cantos do mundo e da Internet. Várias pessoas de crenças diversas adversárias dos conceitos espíritas sentem-se ¨ofendidas¨ pelo fato dos temas reencarnação, mundo espiritual e mediunidade serem observados e aproveitados dentro das obras de ficção da emissora.
    Somente poderia acusar a Rede Globo de ser espírita quem não tem nenhuma noção do que é o Espiritismo de fato. Afinal, difícil será ver um espírita que concorde ou aprove o conteúdo ou a grade de programação da emissora, em especial as novelas com suas intrigas, traições, adultérios explícitos, sensualidade e criminosos que somente são punidos (quando o são) no último capítulo e geralmente com a morte - uma punição típica para quem não crê na continuidade das existências.
    A acusação descabida encontra parco fundamento graças à exploração de temas que o espiritismo estuda em profundidade. O que leva a emissora, então, a exibir tantas novelas e séries abordando reencarnação, espíritos e outros fenômenos psíquicos e mediúnicos? A resposta é simples: esses temas dão Ibope.
    O que a Rede Globo deseja não é propagar o espiritismo, se assim fosse, um grande espaço seria destinado a exibir palestras, explicações evangélicas e conceitos fundamentais da doutrina, o que de fato não ocorre. Observo que a emissora, quando trata de assuntos religiosos, exime-se de obter opinião formal a respeito de qualquer uma que seja.
    Poderíamos acusar a emissora de ser Muçulmana por ter abordado o tema na novela ¨O Clone¨ ou Hinduísta pela novela ¨Caminho da Índias¨. E por que ninguém o faz? Talvez pelo fato dos temas terem sido abordados como cenários e não fazerem parte da grade corriqueiramente, o que não ocorre com os temas reencarnação e espíritos, por exemplo, que fazem parte da nossa e de outras culturas.
    Espíritos, aparições, fenômenos de incorporação e cura são mais antigos que os relatos bíblicos e não vou citar aqui as inúmeras vezes em que nela ocorrem,  pois são óbvios, e nem por isso os mesmos religiosos acusam a Bíblia de ser espírita. O homem é um ser espiritual tendo uma vida material e o contato com os planos superiores da vida é tão natural quanto respirar.
    As novelas são crônicas dos costumes e da vida de uma época. O Brasil é celeiro de médiuns reconhecidos internacionalmente e o fenômeno de propagação espírita no país é um dos mais férteis em todo o mundo. Inegavelmente o espiritismo já faz parte da vida de quem pretende até mesmo ignorá-lo ou combatê-lo e sabemos do desastre que a perseguição aos cristãos trouxe ao Império Romano divulgando-o ao invés de suprimi-lo.
    Quanto mais tentarem combater o espiritismo, mais ele crescerá, devido aos sólidos fundamentos que propaga. Afinal, quem pode combater a caridade e o bem ao próximo como alguns do pré-requisitos de salvação universais, e à curiosidade que o tema desperta? Quanto mais acusarem a Globo, mais as novelas que abordam temas espirituais avançarão. Quem é espírita sabe que a emissora não o é, mas Deus sopra aos ouvidos dos produtores: ¨Isso é bom e vai dar audiência¨.