Pais & Filhos

Hoje, domingo, dia das famílias se reunirem em volta de uma mesa para almoçarem todos juntos...

Como de costume, nos reunimos, mas foi pela metade... alguns tinham outras agendas... e simplesmente seus lugares em torno da mesa estava vazio. Fiquei por algum tempo observando meu pai... em outras épocas estava feliz, cantando, tomando sua catuaba com limão (papai não bebe, mas catuaba ele se permitia aos domingos). Hoje meu pai estava quieto... apenas respondia o que lhe perguntava, sem contar piadas, falar da rotina, reclamar... hoje ele estava estático. Me deixou incomodada a situação... fui saber depois, papai está com medo de morrer. Ele que tantas vezes fez chacotas da morte, estava temeroso.

Para que saibam, ano passado papai infartou e fez quatro safenas. O lobão virou carneiro, era assim que os amigos falavam quando iam visitá-lo. Meu pai foi muito namorador,... até tomou a "pílula do amor", mas o coração quase que não resistiu tamanha faceirice!

Bom, eu sempre entrava em casa e perguntava logo de cara por minha mãe... passava longe dele, pois tinha raiva por essas coisas que ele aprontava... coisas de filha que quer proteger a mãe. Vim descobrir, com muita dor, que, quem tem que se preocupar com isso é minha mãe. Quantas vezes eu dei um abraço pela metade em meu pai... quantas vezes eu deixei de falar de minha vida a ele... quantas vezes eu deixei de ouví-lo. Isso tudo por querer meramente ignorar a situação conjugal dele.

Quanta bobagem...

Quanto tempo que perdí... eu só perdí com isso...

Ele nunca deixou de ser MEU PAI, ele estava alí... e era eu que não estava! Não queria estar lá.

Hoje, venho lamentar pelo tempo que perdí... mas graças à Deus, ainda dá tempo... tenho tempo de me aproximar dele e ouvir suas histórias... saber em qual navio a família veio da Espanha... saber quais tuas expectativas de vida, saber porque ele tem tanto medo da morte.... porque está tão calado!

Aprendí... filhos tem que ser filhos, pais sempre serão pais.

As diferenças existem, sempre existirão... mas o abraço é um remédio bom para o coração. Hoje vou abraçar meu velho pai. Amanhã poderá ser tarde demais!

No próximo domingo, vai ter cantoria na casa de papai... vou colocar aquelas canções que ele adora do Tonico e Tinoco, vou contar piadas pra ele... vamos rir e dar "um chapéu" na morte!