Voce é um EX-Tapeado?

Você já foi tapeado?

Dez entre dez brasileiros já - pela propaganda enganosa:

Dez entre dez médicos fumam ou dez entre dez médicos usam este creme!

São trapaceiras ambas. Entretanto a que seria acometida é obvio que seria a de diz que os médicos fumam.

Não obstante; ambas tem o teor enganoso e cometem o mesmo crime, apenas diferem no item físico da publicidade.

É preciso que se evidencie, neste caso, que quem recebe o dinheiro do crime também deve ser penalizado.

Lembro-me dos tempos de radialista, quando paguei meus estudos angariando propaganda. Neste caso elas eram submetidas à diretoria, a qual analisava a veracidade e a idoneidade da empresa. Isto acontecia com todas as empresas que queria anunciar um produto ou serviço.

Dizia-se: Dinheiro sujo, de propaganda enganosas aqui não entra.

Näo obstante, hoje as empresas de comunicação somente exigem que se pague, não importando o conteúdo, garantia, idoneidade – o que importa é a grana.

Se eu aconselho um amigo para comprar um objeto torno-me cúmplice deste negócio. Se eu aceitos o dinheiro de alguém que roubou ou corrompeu a sociedade, de igual modo estou sujando minhas mãos.

Fica claro aqui que as empresas que divulgaram propagandas enganosas são culpadas diretas e devem no mínimo serem penalizadas com o ônus da devolução dos prejuízos causados.

A gravidade deste ato nefasto assume elevado grau criminal, quando se sabe que normalmente, os mais ludibriados são da população mais humilde. Cidadãos que não tem tempo, meios ou nem sequer sabem consultar a veracidade de uma propaganda. Grande esta maldade repito; tem uma ampla perversidade por contarem com esta fragilidade dos excluídos digital e da informação mais qualificada.

Casos que se repetem em todos os lugares, contra aposentados e outros gêneros, primeiro com o aval do governo que deveria fiscalizar, gastando milhões em departamentos de regulamentação e que nada fazem e segundo com os interesses inescrupulosos das empresas de comunicação.