Amor e Futebol: Uma alusão sobre reservas e titulares

No Futebol, um jogador reserva, devido às circunstâncias, deve se conformar provisoriamente com a situação de reserva, por pensar que, por ora, existe um titular mais antigo que atua na vaga de atacante que ele tanto almeja. Porém, ele não desiste, pois ele sabe que sempre surgem oportunidades e o seu dia de titular absoluto um dia chegará.

Um jogador, com potencialidade nata para ser um titular, costuma pensar assim: numa partida de futebol, há titulares que ficam sem marcar gols por muitos jogos e temporadas, e em muitas vezes são até demitidos por causa disso! Ele não perde o foco, pois sabe que isso pode acontecer com o antigo titular a qualquer momento, e ele, o reserva, já provou no decorrer do tempo tudo o que tinha que provar para o time, de que merece a vaga de titular.

Logo, um reserva, quando entra provisoriamente nos jogos e sempre marca vários gols (tendo ele mesmo feedback positivo do técnico e a consciência da sua competência como craque de futebol) ele já tem a certeza, no coração e na mente dele, de que já é um titular, e também pelos elogios que recebe do time, do técnico, e pelos gritos da torcida aclamando-o com seus gols brilhantes!

Então, o reserva, geralmente numa relação nova com o time, com o técnico, sempre tem as chances de que precisa para confirmar que ele é melhor que o próprio titular para aquele time, fazendo ele mesmo vislumbrar no futuro ser o atacante titular do time do seu coração, pois nos sonhos dele, ele sempre almejará ser o titular em todos os jogos, de forma permanente.

Em resumo, há muitos reservas que já são considerados mais craques do que os titulares, e aguardam apenas as oportunidades para demonstrar tudo o que sabem, jogo a jogo. No dia a dia, e na primeira oportunidade que surgir, eles já tem a certeza do que irá acontecer, eles se transformarão em titulares ‘oficialmente’. É como dizia Confúcio: “Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha”; ou ainda a citação de Waldemar Valle Martins: “O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre”.

O nome ‘reserva’ é apenas um título que, para um craque, não faz jus ao potencial de titular que tem dentro dele. Um reserva “craque” é potencial titular, a despeito do tempo que levará para a transição, em alguns casos pode ser rápida, em outros casos precisa de um pouco mais de paciência. Mas, certamente ele já tem o seu lugar cativo no time oficial, tudo é questão de tempo, pois o que o motiva é saber que o técnico diz a ele que ele já é um titular, porém, que ele precisa ter paciência para que o atual titular seja negociado para outro time, vá jogar no exterior, ou simplesmente se aposente.

Obviamente, por questões de extremo respeito, não podemos desejar que o atual titular seja preterido no time por quebrar a perna ou ficar impossibilitado de jogar para sempre. Tudo ao seu tempo, e da maneira mais correta possível. Não se pode querer 100% do resultado pretendido de forma rápida e imediata, pois corresse o risco de perder tudo por pura ansiedade. Tem que ser gradativo, paulatinamente, com equilíbrio e esperança. Assim precisa ser num jogo de futebol, assim precisa ser na divagação dos pensamentos, assim precisa ser na vida.

C&L, por ora, os reservas.