ISSO PODE ACONTECER!?

ISSO PODE ACONTECER!?

O DESLINDE DA MINHA NARRATIVA É UMA CRIAÇÃO DE TANTAS HISTORIAS DE FICÇÃO EXISTENTE NA IMAGINARIA MENTE HUMANA. NÃO HÁ NENHUMA RELAÇÃO A FATOS ACONTECIDOS OU NÃO, MAS QUE PODE SOAR COMO ALERTA A QUEM ULTRAPASSOU OS LIMITES LEGISLATIVOS E ENVEREDOU EM INSOLITAS AVENTURAS QUE MAIS SE ASSEMELHA AO ESTOURO DE UMA MANADA DE GADOS MANSOS, À SIMPLES APARIÇÃO DE UM LEÃO FAMINTO.

MAIS JOSUÉ, O NOSSO PERSONAGEM ANONIMO, TEVE UMA VIDA DIFICIL NO INTERIOR DO ESTADO, RAQUITICO, PASSOU FOME, ERA ANEMICO E ATÉ JÁ CHEGARA A TER ACESSO DE VOMITO COM VERMES. PARA SE VER O GRAU DE DEFICIENCIA SANITARIA DO NOSSO HEROI. AOS QUINZE ANOS SAIU DO INTERIOR PARA A CAPITAL PASSANDO A MORAR COM UM TIO, EM UMA AREA DE INVASÃO POBRE. ACORDAVA AS CINCO DA MATINA PARA VENDER PEIXE SECO EM UMA FEIRA SUBURBANA ONDE PERMANECIA ATÉ AS TRES DA TARDE. CONSEGUIU EM ESCOLAS NOTURNAS APRENDER A LER E ESCREVER E ATÉ TERMINAR O ENSINO SECUNDÁRIO. NÃO SERVIU AO EXERCITO, PORÉM, INGRESSOU NA BRIOSA POLICIA MILITAR, QUANDO AINDA NÃO EXISTIA CONCURSO. FEZ CURSO DE SOLDADO E ATÉ CHEGOU A SER CABO.

JOSUÉ ERA UM POLICIAL SERIO, DE LINHA DURA, SEMPRE LEVAVA A CABO AS SUAS INVESTIDAS CONTRA CRIMINOSOS, PRINCIPALMENTE TRAFICANTES DE DROGAS. PRENDENDO-OS E ENTREGANDO À AUTORIDADE COMPETENTE, SENDO ASSIM POR DIVERSAS VEZES CONDECORADO COM A MEDALHA DO MERITO MILITAR.

APÓS UM TEMPO SOZINHO, JOSUÉ RESOLVEU CONSTITUIR FAMILIA. CONHECEU ROZINHA, UMA MOÇA SIMPLES E QUE TRABALHAVA EM UMA LOJA DE ROUPAS NA PRINCIPAL RUA DE COMERCIO DA CIDADE. CASOU-SE. COMPROU UMA CASA EM UM BAIRRO PROLETARIO, SE SINDICALIZOU NO SINDICATO DA CATEGORIA, CHEGANDO A FAZER PARTE DA DIRETORIA. OS ANOS SE PASSARAM, O PT ELEGEU LULA A PRESIDENTE, O PAIS CRESCEU EM TODOS OS SEGMENTOS ECONOMICOS E SOCIAIS, TENDO INCLUSIVE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL COMO UM PAÍS SERIO E ASCENDENTE.

AS CLASSES TRABALHADORAS SE UNIFICARAM E VARIOS SINDICATOS SE ORGANIZARAM EM PROL DE MELHORES SALARIOS E CONSIÇÕES DE TRABALHOS. APEZAR DO NUMERO DE VAGAS EM VARIOS SETORES DA ECONOMIA, DA EVOLUÇÃO VISIVEL DOS SALÁRIOS E DO MAIOR PODER DE COMPRA DOS BRASILEIROS, VEIO A INSATISFAÇÃO, TÃO COMUM NOS SERES HUMANOS, QUE SEMPRE QUEREM TUDO E NADA MAIS JUSTO DO QUE REIVINDICAR MELHORIAS, OBEDECENDO NATURALMENTE AS PRERROGATIVAS LEGISLATIVAS. ENTREMENTES, AGITADORES CANDIDATOS A UMA FUTURA VIDA POLITICA PREFEREM A BALBURDIA, A VIOLENCIA E O DESRESPEITO, ENVEREDANDO PELO USUAL CAMINHO DA GREVE COM GRANDE AGLUTINAÇÃO EM PREDIOS PUBLICOS TOMADOS, CONFRONTANDO-SE COM A ULTIMA OPÇÃO DO PODER EXECUTIVO, A POLICIA DO EXERCITO, E A FORÇA NACIONAL, COMO FORMA DE MANTER A ORDEM, A LEI, E A GARANTIA JURISDICIONAL DA SOCIEDADE.

NESSA GRANDE CONFUZÃO, SE ENCONTRAVA JOSUÉ, AQUELE MENINO POBRE DO INTERIOR QUE ESTUDOU NA CAPITAL, TORNOU-SE POLICIAL MILITAR RESPEITADO, AGORA, AMOTINADO EM UM PREDIO PUBLICO. SEM PODER SAIR, GRITANDO PALAVRAS DE EFEITO MORAL , DESTILANDO UM ÓDIO QUE NÃO ERA SEU E DEGLADIANDO-SE CONTRA AQUELES QUE TENTAVAM MANTER A VIDA, A IDONEIDADE, O E RESPEITO À PESSOA HUMANA.

PELA FALTA DE POLICIAMENTO , NAS RUAS O CRIME AUMENTOU SENSIVELMENTE E MUITAS PESSOAS TIVERAM SEUS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS E RESIDENCIAS SAQUEDAS, CARROS INCENDIADOS, PERTENCES SUBTRAÍDOS E VIDAS PRECIOSAS PERDIDAS.

EM MOMENTO DE GRANDE EUFORIA, JOSUÉ ESQUECERÁ QUE TINHA MULHER E UMA FILHA DE DOZE ANOS E QUE ERA O SEU ORGULHO, OLGUINHA COMO A CHAMAVA CARINHOSAMENTE.

PASSARA-SE QUINZE DIAS E ALÉM DA FALTA DO PAI DE FAMILIA E DO SUSTENTO DO LAR, TAMBÉM A SUA MULHER E FILHA SE ENCONTRAVAM TOTALMENTE INSEGURAS E VULNERÁVEIS, JÁ QUE DURANTE OS ANOS COMO POLICIAL, JOSUÉ HAVIA ESTOURADO BOCAS DE VENDAS DE DROGAS E ATÉ PRENDIDO UMA GRANDE QUANTIDADE DE TRAFICANTES, ESSES QUE SE TORNARAM INIMIGOS MORTAIS DE JOSUÉ. ALGUNS DELE, SABENDO DA AUSENCIA DE JOSUÉ NO LAR, INVADIRAM SUA CASA, ESTUPARAM SUA MULHER E FILHA, TORTURAM-AS DA PIOR FORMA POSSIVEL, PARA SEGUIDAMENTE ASSASSINA-LAS COM OS PIORES REQUINTES DE PERVERSIDADE.

MAS UM DIA A GREVE ACABOU, JOSUÉ, APÓS CUMPRIR PRISÃO DISCIPLINAR E RESPONDER A UM INQUERITO POLICIAL MILITAR, VOLTOU AO LAR, ENCONTRANDO TUDO DESTRUÍDO, AS PAREDES E O PISO TINTOS DE SANGUE DAS PESSOAS QUE ELE MAIS AMOU. OS VIZINHOS CONTARAM COMO ACONTECEU, LEVARAM-NO ATÉ OS TUMULOS DA ESPOSA E FILHA. JOSUÉ NÃO CHOROU E NEM RECLAMOU, AFINAL ELE, AO APOIAR E ENFILEIRAR-SE AOS GREVISTAS, HAVIA ENTREGADO TUDO O QUE ELE MAIS AMAVA ÀQUELES QUE SEMPRE COMBATERAM E, EM UM MOMENTO DE LUCIDEZ ELE PENSOU SOZINHO, EM QUANTAS OUTRAS FAMILIAS NAQUELE EXATO MOMENTO SENTIAM A MESMA DOR?

ELE SAIU CABISBAIXO DO CEMITÉRIO, NUNCA MAIS VOLTOU À CASA E NEM FOI MAIS VISTO NO QUARTEL, MAIS EM CERTAS NOITES, ALGUÉM POR LÁ CONTA QUE VIU UM HOMEM FARDADO DE POLICIAL GEMENDO NA ESCURIDÃO. E O QUE SERÁ QUE ELE SENTE?