Tecnologia ou Metodologia?

Ao observar a metodologia utilizada por alguns colegas de profissão, em sala de aula, é clara a dificuldade em inovação. Os recursos oferecidos pelas instituições são de última geração, os cursos preparatórios garantem o manuseio da tecnologia, mas não depositam no ser humano a vontade de suprir às necessidades advindas do processo de mudanças. Continuam marionetes do processo: “Assim eu aprendi, assim meu pai aprendeu. Ah.... no meu tempo as coisas não eram assim, professor falava, a água parava.”

A impressão que se tem é que as perspectivas de mudanças surgem quando o indivíduo de torna dono do próprio conhecimento, que para muitos, isso nunca acontece. Os próprios pais anseiam por mudanças, matriculam seus filhos em instituições que prometem o que há de mais novo na área, mas o que lá no fundo eles esperam é que o seu filho permaneça no método tradicional para que assim se perpetue a espécie. É próprio do ser humano “antenado” que algo precisa surgir de novo e que realmente a Educação é um processo de atualização do ser humano às exigências de uma sociedade.

Há, na verdade, a necessidade de preparação desses profissionais quanto às metodologias, que em consonância às tecnologias, fizessem das suas aulas mecanismos inovadores, realmente capazes de transformar, educar e mediar o aprendizado.

O datashow fará a diferença se aplicado como acréscimo, o notebook como ferramenta de produção, e assim vale ressaltar que há um mundo de situações a serem criadas que permitirão a criação de novos caminhos.

Joísia Góes

Joisia Goes
Enviado por Joisia Goes em 10/02/2012
Código do texto: T3491926
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.