ALGO MAIS

Maria Inez, amiga.

Desculpa a mora. Ao receber teu livro estava de viagem marcada para Porto Alegre, mal pude ler três ou quatro contos. Ao chegar recebi hóspedes que vinham de Belém do Pará e ocupei mais três dias. Não avisei logo do recebimento, preferindo dar uma palavrinha sobre o trabalho que me deixou encantado.

O título parece definir a busca, a procura de coisas que nos faltam. Algo mais do que o que se faz no ensino e no zelo para com o adolescente. Entre a idade do entendimento do infante e a dolescência a pessoa está na busca. Quer algo além do que lhe é oferecido no aprendizado para a vida.

É o que procuras oferecer na tua arte teatral. Como no livro. Algo mais do que o comum a todos os viventes. A pessoa humana sempre busca um pouco acima do que tem para alcançar o que pretende, o que idealizou, digamos. Aqui está a mestra oferecendo-lhe um caminho. A arte teatral é lazer que leva ao estímulo da inteligência e daí ao desenvolvimento mental. Largo o caminho pelo qual conduzes teus alunos e teus leitores, amplo, com destinação aos deuses. Parece um retorno ao ontem que valorizava o lazer espiritual mais que o gozo material tão presente nos dias atuais.

Este livro sobre oferecer belos contos, ligeiros, incisivos e de muito bom gosto, vale também como lição ao adolescente e ao jovem. Brinda, por assim dizer, com duplo recado: ensino e literatura.

Atento, demais, para a leveza do texto, para delicadeza voltada ao leitor a que destinou especialmente o trabalho a qual, partindo deste alcança o pobre velho que ama contar histórias e ler um pouco de tudo. Deus guia os bons ao caminho do bem. A idéia de ofereceres a ilustração do livro a uma adolescente, só esta lhe daria grandeza se este não fosse grandioso por si mesmo, pela excelência do contexto.

Conhecia a Maria Inez Flores Pedroso como professora de teatro presente com o seu GRUPO ATIVAR em mais de uma oportunidade em que apreciei o movimento cultural de Santa Rosa. Fez-se minha amiga e por duas vezes trouxe a sua moçada a brindar-me na Internet, via youtube.

Admirava-a por esse lado, a arte teatral. Não sabia do seu pendor para a arte literária, na qual se equipara aos melhores que leio, com a particularidade de alcançar especialmente o homem de amanha oferecendo-lhe algo mais que o comum a todas as criaturas. Parabéns querida amiga pelo teu primeiro livro impresso que me vem. És dos melhores, podes crer em minha palavra. És dos melhores no texto curto, no mini-conto, sobretudo.

João Justiniano da Fonseca.