O ESTUDANTE E O MENDIGO

Jovem, estudante, corajoso e de bom coração. Não o conheço pessoalmente, mas sei que se chama Vítor Suarez Cunha e que tem 21 anos. Eu e o Brasil inteiro passamos a conhecê-lo pelos sites e telejornais que noticiaram as agressões que sofreu, no Rio de Janeiro, ao tentar defender um mendigo. O fato aconteceu na madrugada do dia 2 de fevereiro. Os cinco suspeitos pelas agressões (todos jovens como ele) estão presos. O que leva um grupo de pessoas a cometer um ato insano como esse? Um ato que reúne agressões, primeiramente, a um morador de rua e, depois, ao Vítor? Um ato desumano, sem dúvida, pelo qual precisam responder na Justiça.

Mas não é dos espancadores que vou falar nesse momento. Quero falar do Vítor, da sua atitude, da sua atuação como ser humano que se compadece de um morador de rua, num instante de selvageria praticada por terceiros. Incrível como esse jovem foi movido pela coragem e pelo amor ao próximo. Ele tem um bom coração e, naquela madrugada, saiu em defesa do ser mais fraco, do mendigo acuado naquele instante. Muitos comentam que ele não deveria ter feito isso, que a polícia deveria ter sido acionada por ele... Sim, ele poderia ter agido dessa forma, principalmente nesse mundo de violência que atualmente vivemos. Mas, simplesmente, foi pedir ao gupo que deixasse o homem em paz e acabou sendo violentamente agredido.

Vítor já deixou o hospital, onde ficou internado por vários dias. Ele foi operado, os médicos colocaram dezenas de pinos em seu rosto, conforme li em reportagens sobre o assunto. Peço a Deus para que ele não fique com sequelas, que não fique com nenhum comprometimento neurológico. Que esse jovem melhore a cada dia, física e psicologicamente. Que Deus abençoe os seus passos e que siga em frente com saúde e esperança de dias melhores. Que Deus o proteja sempre...e que ele possa (um dia) esquecer a maldade humana de que foi vítima. E que volte a fazer tudo normalmente como fazia antes, conforme ele mesmo disse ao sair do hospital: "quero comer hamburguer, ver televisão, conversar com os amigos, estudar, jogar videogame, acessar o facebook..." Seja feliz, Vítor, muito feliz.

Glaucia Ribeiro (9/2/2012)

Glaucia R Lira
Enviado por Glaucia R Lira em 13/02/2012
Reeditado em 13/02/2012
Código do texto: T3497110
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.