Ser humano é ser educador

A Constituição Brasileira garante ao cidadão a liberdade de expressão, dessa forma, desde que não se infrinja o direito de outro, é notória a possibilidade de expor opiniões diversas. E se em outro momento ponderei a respeito do Programa Reconhecer, hoje eu preciso reconhecer: o Secretário de Educação de Goiás, Thiago Peixoto, merece congratulações.

A primeira consideração positiva é o cumprimento do programa lançado pela sua Secretaria. Como o servidor da educação está acostumado aos descasos sofridos há anos, só depositou credibilidade no programa a partir do momento que viu materializar (pelo menos parcialmente) o discurso de reconhecimento do profissional da educação.

Outro importante progresso percebido em sua gestão e que é preciso destacar é a nomeação da Subsecretária de Educação de Rio Verde –Go, Deusmaura Vieira Leão. A região de Rio Verde iniciou uma nova etapa no processo educacional, visto que a Subsecretária já citada é professora, mestra, escritora e possui indubitável competência para o importante cargo que ocupa. É inegável também que a competência dessa servidora vai além de gabinete, pois é aliada a outras habilidades tão necessárias na área de educação como respeito, simpatia, relacionamento interpessoal e humanização.

A Subsecretária consegue conciliar a autoridade que lhe foi concedida com maestria e com uma elegância que lhe é peculiar. É extremamente carismática e transmite confiança. Sabe dizer “não” se for necessário, sabe ouvir, sabe fazer o discurso ideal no momento certo, possui retórica invejável; sabe se impor sem prepotência já que ela tem consciência de que os servidores do estado de Goiás são pessoas e, como tal, estão sujeitos às mazelas e às alegrias de sua função de educador.

Todas essas honras são rendidas à Subsecretária Deusmaura Viera Leão e à sua equipe de trabalho, principalmente, porque esse órgão possui, hoje, credibilidade entre os profissionais da educação da subsecretaria de Rio Verde, por isso é preciso fazer justiça a essa ilustre educadora que traz com a própria presença uma certeza de que transformar a nossa realidade educacional começa também na escolha de pessoas para representá-la.

A excelência da atual Subsecretária deixará para alunos e professores desta região um importante legado, pois ela é mulher inteligente e sábia. Ela sabe que o Ensino fundamental é tão importante quanto o Ensino Médio, conduz cada fase desse processo com destreza, seriedade, força e, reitero, com o dom de ser humana para lidar com humanos. Isso é meritocracia!

Que Deus continue a abençoá-la, professora Deusmaura!

Rosimeire Soares
Enviado por Rosimeire Soares em 14/02/2012
Código do texto: T3498203
Classificação de conteúdo: seguro