CRIMINOSO VIRTUAL
 
 
É inquestionável o sucesso das redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter...
E o nome de “Rede Social” é de muita propriedade, representa exatamente ao que se propõe: relacionamento entre pessoas, ainda que num ambiente virtual.
Talvez aqui esteja o maior dos equívocos de quem usa as Redes Sociais: O ambiente virtual. Pois, a quem pense, acredite ou use, o tal ambiente virtual como se “virtual” fosse imaginário, intocável, livre de qualquer responsabilidade. Mas, não é bem assim e não é mesmo!
O ambiente virtual cibernético anda em paralelo com nosso ambiente social de todo dia, com seus direitos e deveres, e as leis regente.
É certo que a grande maioria das pessoas usam as Redes Sociais para, além de relacionamentos com amigos, famílias ou pessoas com afinidades, também para procurar emprego, divulgar trabalho, lazer, tecnologias, estudar, buscar ajuda médica, espiritual, alertar para crimes, etc...
Mas, existem aqueles poucos (que existem em todo lugar) que preferem usar de tempo, conhecimento, disponibilidade, para praticar crimes virtuais.
E pasmem, pois na sua infinita maioria, esses criminosos são pessoas que agem pregando solidariedade, honestidade, pousando de bom cidadão, mas que “quando ninguém estiver vendo” estão ingressos no mundo virtual ofendendo pessoas, passando-se por terceiros, criando intrigas, divulgando imagens que denigram a moral e a honra, alimentando e/ou divulgando preconceitos, pedofilias, homofobias, entre tantos outros crimes passíveis de penalidades.
Nesse link (http://segurancaonline.forums-free.com/crimes-virtuais-t13.html) você pode ter acesso e conhecer os crimes virtuais mais praticados.
Um exemplo recente e muito conhecido disso é a matéria que pode ser lida neste outro link (http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/12/13/oabpe_pede_que_aluna_gaucha_responda_por_racismo__120890.php).
Li, recentemente, uma amiga queixando-se de uma pessoa que tem usado o perfil de outros amigos dela para “importuná-la”. Então, sugeri-a ler os links acima e guardar a cópias das conversas (que ficam gravadas na própria página do perfil) e procurar os órgãos competentes e denunciar.
Portanto, compartilho com todos numa linguagem simples e informal, que tenhamos reponsabilidade ao usar as redes sociais, igualmente somos no dia-a-dia em nossa cidade, casa, grupos de amigos...
Por outro lado, não silencie quando tiver sua privacidade invadida, sua moral afetada... Procure seus direitos e denuncie os criminosos!
 
 
Flávio Omena
Enviado por Flávio Omena em 18/02/2012
Código do texto: T3506109
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.