O CARNAVAL E O BEZERRO DE OURO.

O CARNAVAL E O BEZERRO DE OURO.

O carnaval é uma festa pagã. É uma festa antiga e à revelia da carne. É a ¨carne-vale¨. É a folia onde a carne é vista como todos os meios e fins para a satisfação e a alegria do homem e da mulher. No carnaval tudo vale, tudo é permito. No carnaval todos os pecados são perdoados. Afinal, na quarta-feira de cinzas os católicos vão às igrejas e ali recebem a remissão e o perdão: ¨homem, lembra-te que és pó e ao pó voltarás¨...

Não é muito lembrar a passagem bíblica, em Êxodo, quando Moisés subiu a montanha para rezar. E como ele demorava muito o povo então pediu ao líder Aarão que lhe fizesse um deus que andasse diante do povo. Então Aarão pediu o ouro que houvesse com as mulheres e estas lho ofereceu. Então ele juntou o ouro, moldo-o e fez um bezerro de ouro.

O povo de Israel agradeceu, adorou o deus-bezerro, ofereceu holocausto em oferenda e sacrifícios àquele deus-pagão, comeu e bebeu e depois festejou aquele bezerro se divertindo em sua honra. Então, o profeta vendo aquela folia e aquela dançaria quebrou as tábuas do decálogo e praguejou contra aquele povo insano e infiel.

E hoje o que vemos? Alegorias, danças e mulheres seminuas a desfilarem pelas ruas, avenidas das cidades, praças, clubes e TVs, em torno de um rei-momo, assemelhado a um deus-pagão. Antigamente eram dedicados três dias à folia. Hoje são dias e mais dias dedicados ao carnaval pelo mundo afora.

É o bezerro de ouro que se transformou em muitas e variadas alegorias e vestimentas carnavalescas. Então pode-se imaginar que tudo começou com o povo israelita e seu bezerro de ouro, conforme a Bíblia Sagrada, afirmando-se, hoje, que o carnaval é o maior espetáculo da terra.

F I M.