Alexandre, O Grande ( embora baixinho)

Ele tinha grande complexo de inferioridade devido a sua baixa estatura; media apenas 1,52 de altura. Seu pai era neurastênico e a mãe uma devassa. Ela era devota fervorosa do deus grego Dionísio, chamado de Baco pelos romanos; por isso as festas com muito vinho e sexo eram chamadas de bacanais.

Ainda criança o macedônio Alexandre já sofria as pressões familiares convivendo com todo tipo de opressão, tais como, assassinatos de herdeiros e usurpações do trono.

A desvairada Olímpias (assim mesmo com S no final) não perdoava Filipe por ter amantes, e filhos com elas. Foi nesse ambiente “saudável” que Alexandre cresceu. Aos 16 anos, ele já era general. Nessa época, seu pai fez com que o garoto tivesse aulas com Aristóteles, simplesmente o maior filósofo grego.

Aos 20 anos de idade, Alexandre foi apontado como um dos suspeitos do assassinato do pai, o que não ficou provado; Filipe levou uma facada no peito durante o casamento da própria filha.

Alexandre entrou em confronto com seus primos e meio-irmãos na disputa pelo trono vago; enquanto isso sua mãe aproveitava para se vingar das amantes do seu marido. Uma delas teria sido tão pressionada que assassinou o filho recém-nascido e se matou em seguida.

Em 334 a.C., iniciou sua primeira campanha contra os poderosos persas na Batalha de Granico, conquistando o controle da Ásia Menor (atual Turquia). No ano seguinte, derrotou o rei Dario III da Pérsia na Batalha de Issus. Um ano depois, Alexandre conquistou o Egito e Tiro; e completou a conquista da Pérsia na Batalha de Gaugamela, onde derrotou Dario definitivamente.

Aos 22 anos ele recebeu o título de imperador persa e passava a ser conhecido como Alexandre, o Grande; uma ironia para quem ostentava apenas 1,52 metro de altura.

A união do Oriente e o Ocidente numa única nação, abriu passagem para doenças vindas da Europa, até então, desconhecidas. Várias epidemias flagelaram os habitantes.

Com o passar dos anos as epidemias se aplacaram. Tudo parecia sob controle até que, de repente, Alexandre caiu doente. Os médicos tentaram de tudo, mas não conseguiram baixar sua febre.

O imperador morreu em 323 a.C, aos 32 anos; possivelmente, de malária.