Repercussões da crônica "FEBERECANTO", inclusive pronunciamento da administração do Recanto das Letras.



Assim que postei a minha crônica "FEBERECANTO, Festival de Besteiras do Recanto", enviei uma cópia para a administração do Recanto das Letras que, em 27/02/2012, me enviou a seguinte resposta:

-----Mensagem Original-----
From: administracao@recantodasletras.com.br
Sent: Monday, February 27, 2012 7:51 PM
To: amscabral.ma@gmail.com
Subject: [#639619] O que vai pelo Recanto...

Caro Antonio Maria,

O espaço de publicação de RL é livre, observadas algumas restrições constantes em nossa política editorial e condições de uso. É impossível limitar o espaço para somente bons escritores, o site não tem como fazer isso.

Contamos com a colaboração e consideração de todos os bons poetas para mantermos o site num nível aceitável, o ambiente no site depende muito dos usuários. Esperamos que os bons poetas continuem publicando e que os maus escritores não consigam desqualificar nosso trabalho e que possamos sempre melhorar esse espaço que idealizamos para publicação de textos poéticos.

Atenciosamente,


Recanto das Letras



Salvo melhor juízo, esta é uma resposta inconsistente e até mesmo ridícula, em se tratando de uma administração de um site literário. Em primeiro lugar, ninguém poderia desejar ou propor que o espaço literário do site ficasse limitado apenas aos bons escritores, os quais ninguém exatamente sabe quem são; em segundo lugar, a resposta veio permeada de um objetivo claramente definido: responder, mas sem se comprometer; em terceiro lugar, subestimando a nossa inteligência, como se fôssemos tão idiotas quanto os que eles colocam no site todos os dias, jogaram para cima de nós um discurso demagógico e hipócrita, tipo "continuem-ajudando-o-site- é-de-vocês". Por fim, fizeram de conta não ter entendido que a crítica principal contida naquela crônica se referia ao fácil acesso de qualquer pessoa a um site literário que já conta com mais de 50.000 autores e outros descalabros administrativos, tais como a falta de controle sobre o nível da linguagem utilizada na capa do site - o seu cartão de visita! Por causa disso, contra-argumentei com o seguinte e-mail:


À
Administração do Recanto das Letras

Prezados Senhores:

Em atenção à sua resposta ao meu e-mail de assunto "O que vai pelo Recanto", datado de hoje, em que enviei cópia da minha crônica "Releituras de um site literário_5_FEBERECANTO ( Festival de Besteiras do Recanto), quero considerar o seguinte:

1. Ninguém, em sã consciência, deseja coibir a liberdade de expressão no site. O nosso desejo é exatamente esse que V.Sªs. citaram na resposta: Manter o site em nível aceitável. A nossa colaboração, nós a damos, quase todos os dias: postamos textos, observando, antes de tudo, a clareza e correção da linguagem, e a expressão do Belo e do Bom que, em primeira instância, identifica a literatura de boa qualidade. Podemos também, até mesmo para preservar a essência qualitativa do site, prestigiar os bons autores e repudiar os maus - ainda que discretamente descumprindo as normas éticas da intercâmbio de leituras.

2. E, no entanto, V.Sas., que idealizaram esse espaço - e que dele usufruem lucros - bem que poderiam também começar a fazer alguma coisa, por exemplo:

a) Tornar o site de acesso, senão restrito, mas pelo menos mais difícil. Pelo simples exame dos nomes de usuários dos novos autores, admitidos diariamente, ninguém precisa ser psicólogo para perceber que uma boa parte deles já demonstra uma total incompatibilidade com uma atividade literária séria;

b) Proteger o idioma pátrio, uma das expressões da identidade nacional. Se é impossível recusar textos com erros absurdos de ortografia e outros, pelo menos é possível recusar os títulos das obras que contenham infrações grosseiras às regras gramaticais. Hoje, por exemplo, vi um título de obra, em letras garrafais, que começava com: "BILHEITE". Isso não é, meus caros senhores, um lamentável sinal, em capa do site, de que o que se escreve lá dentro não é exatamente o que se espera encontrar num site de escritores?

Tais medidas dariam a nós, autores sérios do Recanto das Letras, dos quais quase uma centena compartilha das minhas opiniões a respeito, uma convição de que, com efeito, V.Sªs estariam dispostos a juntar-se a nós na comum disposição de melhorar o ambiente literário, social e moral do site.

Atenciosamente.


Antonio Maria Santiago Cabral



Como seria de se esperar, eles silenciaram completamente. E, de lá para cá, não mudou nada: continua a avalanche de novos "autores" no Recanto das Letras. Gente com nomes de "Senhor Fantasias", "Maykowxd", Mays Gogo Dance Kid"," Mau Mau Ribeiro", "Nua e Crua", "Boas Novas na Net", etc. O que vocês acham que esse pessoal vem fazer aqui, hã? Continuam também divulgando os textos novos na capa do site, alguns com títulos que são verdadeiras pérolas do mau português: "Ah, em frânces...", "Inluminando", "Bilheite", "Campo de Girasol", "Eu No Ela", etc.

Ninguém defende o elitismo cultural-literário dentro do Recanto das Letras; ninguém está contra os autores que desfrutam de larga popularidade e que, por causa disso, são muito lidos/comentados; ninguém quer impor critérios seletivos, rotular os bons e maus autores. Tudo o que se deseja é evitar a queda livre da reputação de seriedade do Recanto, causada pelo ingresso cada vez mais crescente de pessoas cultural e socialmente inidôneas, cuja ação deletéria vai motivar desânimos e desistências entre nós. Não precisamos saber quem escreve bem ou quem escreve mal, o que não podemos admitir é que indivíduos mal intencionados, aventureiros, inescrupulosos e desequilibrados, cujo ingresso no site é facilitado por essa insensata administração, tenham acesso livre e gratuito a um poderoso meio de mídia virtual - como é o Recanto das Letras -  para exercer a sua maquiavélica e nefasta influência pública. 



Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 01/03/2012
Reeditado em 03/03/2012
Código do texto: T3529816
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.