122 - A MINHOCA E O MINISTRO DA PESCA...

Recentemente ao ser nomeado ministro da Pesca e Aqüicultura, o senador Marcelo Crivela – PRB-RJ, declarou que de pesca ele não entende nada, não sabe sequer colocar uma minhoca no anzol!

Desde a minha meninice eu gosto e muito de pescar, face ao meu traquejo nesta arte gostaria de oferecer ao novo Ministro alguns conselhos para uma boa pescaria em seu Ministério, e pensar que a minha Mãe sempre diz, “Gente oferecida não tem preço”, todavia sou teimoso e aqui ofereço algumas dicas ao Ministro da Pesca...

- Peixe morre é pela boca! Em Brasília, como em qualquer lugar do mundo, boca fechada evita muitos dissabores, ao usar o telefone todo cuidado é pouco, pois ao menor descuido pode ser fisgado por algum anzol ardilosamente grampeado no telefone...

- As melhores pescarias são feitas ao amanhecer, portanto Senhor Ministro, madrugar é preciso, chegue bem cedinho ao seu Ministério, com planos e estratégias sabidas e decoradas, curvas de rio são bons lugares para pegar peixes, mas costumam ter muitas tranqueiras, garranchos, e nosso anzol facilmente neles se enrosca, os peixes maiores estão nas grandes corredeiras, onde todo cuidado é pouco para não cair do barco em face aos sacolejos, haverá sempre uma pedra invejosa submersa camuflada rente a superfície da água pronta para o nosso barco virar, agora uma cachoeira imprevista é pura falta de planejamento na pescaria...

- Senhor Ministro, pescar é uma profissão complicada, mas ensina ser matreiro e esperto só assim conseguimos pegar bons peixes, o Senhor terá que primeiro pegar na vara, depois na minhoca, por fim pegar no saco.... Peraí, este saco não é o que vocês estão pensando... Este saco é para colocar os peixes fisgados... Por falar em saco o Senhor terá que ter um bem grande em face de tantas piranhas no seu volteio, fora alguns tubarões gananciosos...

- Senhor Ministro, um bom pescador desliza pelas águas fazendo um mínimo de barulho e ruídos, ficar sempre atento às mudanças climáticas é uma questão de sobrevivência, ventos rio acima trazendo nuvens é um sinal claríssimo de grandes tempestades, acautela-se, tira o barco da água enquanto há tempo...

- Senhor Ministro, até os peixes gostam de um bom agrado, terá que preparar um boa ceva, pois se verá cercado de cardumes e mais cardumes de peixes ansiosos em serem cevados...

- Senhor Ministro, voltando ao assunto da minhoca, por mais que tente deste fato se afastar, por mais que dele queira se esquivar, mais cedo ou mais tarde o Senhor terá que enfrentar esta situação, terá que colocar a mão na minhoca, e minhoca é um troço gosmento, babento, escorregadio, e todo cuidado é pouco, muitas vezes ao tentar espetar o anzol na minhoca, devido àquela gosma, àquela baba, acabamos por espetar o nosso próprio dedo...

- Senhor Ministro, todos estes oferecimentos são os nossos desejos que tenha uma ótima atuação neste Ministério, e que proíba de uma vez por todas a pesca submarina nos rios do Brasil, tal prática esta devastando os cardumes de peixes que indefesos ficam diante desta ameaça...

Magnu Max Bomfim
Enviado por Magnu Max Bomfim em 03/03/2012
Reeditado em 03/03/2012
Código do texto: T3532963
Classificação de conteúdo: seguro