Precisa-se de técnicos

A seleção brasileira vive um momento muito difícil. Uma fase crítica, que, se não for contornada urgentemente, poderá levar a nossa seleção ao fim. Isso mesmo, o melhor futebol do mundo está definhando, morrendo e poderá simplesmente acabar.

O pior desta situação é que a mão de obra que temos é ainda uma das melhores do mundo, salvo algumas exceções, como Messi ou Cristiano Ronaldo, não há jogadores mais habilidosos e criativos que os nossos.

O problema é que estamos em uma entre safra de treinadores. E o que é pior: Faz muito tempo. Tanto tempo que o problema esta se tornando crônico.

Veja bem, os melhores técnicos em atividade no país (Tite, Muricy, Felipão) não tem perfil para serem técnicos da seleção brasileira. Sem exceção, todos possuem características altamente defensivas, montando times de resultados, sem brilho. Times que em nada lembram a magia do nosso futebol. É lógico que o resultado é muito importante, principalmente diante do alto investimento financeiro dos clubes de futebol para com jogadores, no entanto, times assim desvirtuam totalmente a características dos jogadores brasileiros, deixando em segundo plano os craques. Deixando estes sem condições de mostrarem seu futebol, podando suas habilidades, transformando-as em meras atitudes burocráticas, sem a imprevisibilidade tão desconcertante ao adversário.

A agonia do futebol brasileiro começou na década de 90, quando Sebastião Lazaroni, tentou fazer com que a seleção brasileira, que já era tri campeã mundial, jogasse como uma seleção européia, com três zagueiros, líberos, enfim, começando a destruir o futebol brasileiro, antes ofensivo, bonito, vistoso, tirando todo o seu brilho e a sua magia. Parreira continuou o legado de Larazoni, apesar de ter sido tetra campeão mundial, levou uma seleção de volantes à copa, desprezando jogadores habilidosos e decisivos. Seu melhor jogador, Romário, um dos melhores jogadores do mundo na época só foi convocado após pressões sofridas por Parreira, tanto pela imprensa quanto pelos torcedores. Melhor jogador da copa, trouxe o título praticamente sozinho, desequilibrando algumas partidas com sua habilidade e inteligência. Depois veio Zagallo, no entanto o que falar de uma pessoa que escalou no jogo de estréia da seleção, o até então craque do Barcelona Giovani, meia ofensivo, que anos antes havia carregado o time do Santos nas costas, marcando vários gols decisivos, como volante. Melhor nem dizer nada. Essa passagem somente contribuiu para que a situação agravasse ainda mais a situação da seleção.

Situação que anos depois ganhou uma sobrevida quando Luiz Felipe Scolari assumiu a seleção e transformou-a em penta campeã, mas engana-se quem acredita que Scolari não contribuiu para o que vivemos hoje. Em 2002 a seleção só foi campeã, por que Felipão não teve tempo de montar a seleção. Conhecidamente técnico retranqueiro, Felipão teve que simplesmente colocar o time para jogar, sem tentar impor seu estilo o que foi muito bem sucedido. Anos depois, a volta de Parreira, que, com um time recheado de talento e estrelas, pois tudo a perder, sendo incapaz de controlar as vaidades dos jogadores e incapaz de montar um time competitivo. Quanto “ao grande técnico” Dunga, é melhor passar uma borracha em sua passagem e esquecer por completo que ele algum dia dirigiu a seleção brasileira. Dois técnicos com o perfil parecido com o dele e a seleção brasileira, definitivamente, disputaria um jogo com a seleção hondurenha de igual para igual.

Agora o que temos? Mano Menezes. Mano, segue a mesma linha dos demais. Não consegue montar um time ofensivo. Não sabe trabalhar com craques. O único craque com quem conseguiu trabalhar foi Ronaldo em fim de carreira. Mano só sabe montar times de resultados, com meias defensivos e volantes. Na verdade, Ganso, Neymar, Hernandes somente atrapalham o esquema tático proposto por ele.

A seleção brasileira esta perdida. O que fazer?

Será que o futebol arte na seleção Brasileira está com os dias contados? Os craques, o que fazer com eles? Será que terão que desaprender a jogar futebol?

Precisamos de técnicos! Urgente! Antes que seja tarde demais.

Marc Souz
Enviado por Marc Souz em 06/03/2012
Código do texto: T3538962
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.