O Sentimento de perda

O sentimento de perda vem carregado de desassossego e muitas vezes trás consigo o desespero. Lidar com que foi perdido seja no amor, um ente querido, uma amizade ou algo especial de valor inestimável não é tão fácil. Pois o sentimento de perda deixa uma sensação de vazio e tudo parece sem sentido. Mesmo esse sentimento sendo negativo devemos aprender a colher algo que nos faça amadurecer. E um dos primeiros passos para isso é sentir que perdemos apenas o que se foi, e não todas as coisas ao nosso redor, que nos fazem ter motivos para viver, como família, os amigos que ficam, os objetivos e os sonhos que não devem ser desfeitos.

Lidar com o sentimento de perda não é se afogar em lágrimas. Quando algo é perdido é inevitável que nos sintamos frustrados, culpados ou vítimas, mas não podemos sufocar nosso amor -próprio, temos que nos conformar que as pessoas, coisas ou sentimentos, vem e vão. Que nada é um caminho trilhado no meio de campos verdejantes. A vida é dura, como asfalto esburacado no meio de uma cidade barulheta e cheio de curvas.

Mas ao invés de se prender a algo perdido, devemos nos apegar ao que ainda temos. Se a perda de um ente querido, prezemos os que ficarem, se for uma amizade que se foi, que saibamos buscar novas amizades, se for um amor, que sejamos livres como as borboletas, para buscar aqueles que amam puramente, sem egoismo e com olhares prematuros sobre tudo que já foi embora. Mas enfim, conviver com sentimento de perda é humano, saber lidar com ele é divino.