Fósforos

Antigamente tinha uma das pontas escura, hoje é mais comum a ponta avermelhada. Antigamente não eram tão seguros quanto diziam ser; fósforos de segurança. Como é do conhecimento geral existem palitos de fósforos que não precisam ser riscados em lixa para acenderem. Quem viu filme de faro do oeste sabe disso.

Os palitos e suas caixas mudaram muito em trinta anos, temos palitos de fósforos para usos diversos. A sua finalidade não mudou, mas foi adequado para múltiplas tarefas flamejantes. Palitos curtos longos extras longos. As caixas de fósforos também mudaram. Tanto no acabamento quanto no material. A madeira deu lugar ao papel.

Dentro de suas respectivas caixas os fósforos são muito comportados. Basta que um saia para que seu comportamento mude. Ele pega fogo. E geralmente ateia fogo em alguma coisa, pois é essa sua finalidade, acender com fogo alguma coisa.

Não é incomum que uma pessoa aborrecida, muito aborrecida, fique com as faces da cor da ponta do palito de fósforo e metaforicamente pegue fogo.

As palavras desse texto estão limitadas por quatro linhas, duas horizontais e duas verticais. As palavras que escrevo devem ficar comportadas dentro desses limites. As pessoas que escrevem nesse Recanto das Letras devem ser manter comportadas dentro dos limites impostos pelos administradores do site. Imposições nem sempre justas.

Milhares de pessoas estão acondicionadas nesta “caixa de pessoas” de nome Recanto das Letras. Por mais conceituada que seja a marca das caixas de palitos de fósforos sempre haverá palitos fora do padrão de qualidade. Palitos quebrados, palitos sem fósforos ou com pouco fósforo na sua ponta. Palitos fora do padrão de qualidade.

Nesta “caixa de pessoas” de nome Recanto das Letras estão acondicionadas pessoas de muita qualidade. Escritores fantásticos, escritoras fantásticas. Naturalmente que onde há quantidade a qualidade não será sempre dentro dos padrões desejados, nem pelos administradores, nem pelos escritores e leitores. Mas a qualidade dos textos é uma coisa, a “qualidade” da pessoa é outra coisa. A Qualidade dos julgadores administradores do Recanto é outra coisa.

Faces ocultas estão sendo reveladas, pessoas de qualidade moral questionável estão sendo descobertas. As decisões precipitadas de funcionários e funcionarias do Recanto em obrigar escritores a apagarem esse ou aquele texto estão sendo questionadas.

A caixa vai pegar fogo se algo não for feito. Eu não sei exatamente o que, mas sei que algo precisa ser feito. O ideal seria que o Recanto revisse suas atitudes e sua política editorial. Eu não sei qual a formação daquelas pessoas que me obrigam a retirar texto meu.

Na verdade estamos pisando em terreno pantanoso, e pântano de filme de terror. Não temos como saber se o chapeuzinho vermelho é na verdade o lobo mal. Ou se o lobo mal é na verdade o chapeuzinho vermelho.

Alice Gomes está desencantada com o Recanto, senhora Anabailune está decidida a abandonar o Recanto das Letras e publicou texto nesse sentido. Não sei quanto a você que me lê, mais eu lamentarei profundamente se isso vier a acontecer. Algo precisa mudar no Recanto das Letras.



 
Yamãnu_1
Enviado por Yamãnu_1 em 09/03/2012
Código do texto: T3544415
Classificação de conteúdo: seguro