MAÊÊÊ! A SENHORA NÃO SABE DE NADA!

A mãe ocupada. Precisava concluir um relatório e os pensamentos não fechavam.

-Ufa, que trabalho difícil! Ou será que estou ficando velha?

Pensava com seus botões: Acho que é tempo de voltar aos aventais e vassouras. A cabeça já não raciocina como antes. O pensamento é lento e quando penso que estou chegando à resposta, perco-me na primeira encruzilhada. Aff!

Joãozinho chega da escola, joga as percatas em qualquer lugar, a mochila em cima do sofá e sai reclamando do mundo todo. Toma um gole dágua,e volta pra sala.

- Maêêêê!

-Que é mininu! Estou ocupada. Vá toma banho, tire esse suor do corpo, que daqui a pouco vamos almoçar.

- Ah, mãe, eu não quero tomar banho. Tou limpinho todo. Cheira aqui.

- Arre, mininu, sai daqui com esse cheiro de azedo! Vá tomar banho.

Joãozinho dá um sorriso moleque e se esparrama no sofá. Liga a TV e sem prestar atenção ao que aparece na tela, decide pegar as tarefas de casa. Reclama da escola, dos colegas chatos, dos professores que escrevem demaissssssss, dos cachorros da rua, do sol quente, da quantidade de tarefa, etc.

A mãe tenta se concentrar, mas o menino não dá brecha. Resolve dá outro pito.

- Quer fazer o favor de ficar em silêncio? Estou estudando.

- A senhora e seus livros... Que chato!

Como não recebe atenção, decide pelo dever de casa. Mas fazer leitura silenciosa não é com ele, e aí, começa a ladainha:

- Mercúrio, Vênus, Marte,...

Alguns segundos depois, o menino pergunta de supetão:

- Mãe, a lua é satélite ou um planeta.

A mãe sem pestanejar, responde:

- Planeta.

E a Terra?

-Satélite.

-E o sol? Planeta ou satélite?

- Deixe-me estudar, por favor.

- Responda somente essa.

- O que você perguntou?

- O sol é Planeta ou Satélite?

- O sol é cognitivo. Piaget é considerado o teórico mais importante no campo do desenvolvimento cognitivo humano.

Maêêê! EU PERGUNTEI SE O SOL É UM PLANETA OU UM SATÉLITE!

-Ah, desculpe-me, filhão. Estava no mundo da lua.

- E aí, vai me responder ou não?

Chateada a mãe, reclama: “O dever de casa é para você fazer, mocinho. Não é para os pais darem as respostas.” Mas Joãozinho insiste: “ Responda somente essa.”

- Tá bom. Somente essa. O Sol é um Planeta, e é todo de ouro.

Emburrado o menino exclama:

-MAÊÊÊ! A SENHORA NÃO SABE DE NADA!

16/03/12

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 16/03/2012
Reeditado em 14/08/2012
Código do texto: T3557414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.