O SEGUNDO DIA COM OS AMIGOS - PRAÇA DA GRAÇA 2” – PARTE 5.

A Praça da Graça é histórica e bela. Meus amigos tanto batiam fotos como registravam um pouco de sua história no laptop. Antes que eu os apresentasse o Monumento da Independência eles já estavam lá, lendo as placas e pousando junto a ele para registro fotográfico. O monumento da Independência fica na Praça da Graça em frente a Catedral, exatamente no local onde Simplício Dias da Silva, o Juiz João Cândido de Deus e Silva, José Francisco de Miranda Osório, o Major Bernardo Antônio Saraiva, tenente Joaquim Timóteo de Brito e outros, proclamaram a independência do Piauí, no 19 de outubro de 1822, aclamando D.Pedro I, Imperador Constitucional . É nessa data ,19 de outubro, que se comemora do Dia do Piauí.

Muitos prédios modernos circundam a Praça de Nossa Senhora da Graça. O Boticário, Correio e Telégrafos, a Ótica Brasileira, a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, o Banco do Nordeste e recentemente o Banco Itaú em fase de instalação, são prédios de arquitetura atualizada, com porta de blindex, piso porcelanado contrapondo-se com alguns prédios antigos que permaneceram nesse logradouro.

A Câmara Municipal de Parnaíba funciona também num moderno prédio na Praça da Graça, bem próximo da Catedral no local onde já foi a Biblioteca Pública Municipal. Na época o prédio era bastante antigo e foi modernizado para funcionar a Prefeitura Municipal de Parnaíba onde ficou até quando se mudou para o espaçoso e moderno prédio da Rua Itaúna. Em 2010 a Câmara Municipal passou por uma grande reforma que contemplou o melhoramento na estrutura física, inclusive nos banheiros e adequação para a acessibilidade. O projeto para essa modificação teve a participação do Instituto d Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e o investimento de 145.809,22*¹ foi recurso próprio da Câmara. A inauguração do prédio reformado aconteceu em reunião solene aberta ao público no dia 20 de dezembro de 2010.

Permanece ainda na Praça da Graça, outras construções antigas além das Igrejas como por exemplo, o prédio onde funcionou o Cine Teatro Éden, inaugurado em 15 de novembro de 1924, tempo em que se assistia filme mudo e falado. Ele representava a vida social da cidade parnaibana. Os senhores e senhoras da sociedade se vestiam elegantemente para assistir excelentes películas nas sessões das 20:00 horas, enquanto os jovens se divertiam na sessão das 18:00 horas. A princípio ele pertencia a Empresa Ferreira e Irmãos sob a responsabilidade do sírio de nome Zacarias, depois a direção passou para Sr.Miguel e dona Alinda e por última a administração ficou sob a responsabilidade do filho do casal Sr. Murilo Ferreira. Concorria com o Cine Teatro Éden o Cine Ritz que ficava nas proximidades da Praça da Graça. Hoje no velho casarão do Éden que por mais de cinco décadas divertiu a família parnaibana, funciona lojinhas de produtos variados, mas continua na sua fachada o nome ainda do antigo cinema “Cine Teatro Éden”.

Atualmente quem pretende assistir uma fita no cinema, é ainda para a Praça da Graça que tem de se deslocar. O único cinema que a cidade possui é o Cine Delta que fica no suntuoso e moderno prédio do Hotel Delta, bem próximo a Igreja de Nossa Senhora da Graça.

Na Praça da Graça também tem o “Senadinho”, nome dado a Banca de Revista “O Louro”, porque esse local é o ponto de encontro dos aposentados, políticos e outras pessoas da sociedade, para discutir os problemas do Brasil e do mundo.

Pois bem, não acabei de apresentar meus amigos à Praça da Graça, mas pelo ocorrido da hora o que falta fica para outro dia. É hora do almoço. A pergunta é: Onde iremos almoçar? Alguém sugeriu a Lagoa do Portinho. Sugestão acatada. E lá fomos nós. A Lagoa do Portinho é um paraíso ecológico. É cercada de dunas que se movimentam com ação do vento. Almoçamos no Complexo de Lazer do Sesi na Lagoa do Portinho, uma gostosa pescada amarela, com pirão e arroz branco. Tudo muito gostoso e com vista privilegiada para as águas e dunas. Passamos o resto da tarde nesse belo local de águas limpas e cristalinas, com direito a andar em banana – boat, jet-ski ou windsurf.

......................................................................

Parte 5 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “ A Lagoa do Portinho” – deverá ser a Parte 6.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 17/03/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3560592
Classificação de conteúdo: seguro