O SEGUNDO DIA COM OS AMIGOS - A LAGOA DO PORTINHO - PARTE 6

Meus amigos após o almoço começaram a sessão de fotos na Lagoa do Portinho. Estavam encantados com tudo. A nossa gastronomia impressionava aos visitantes. As belezas da Lagoa do Portinho encantavam ainda mais. E sentados ali, olhando as águas escuras da Lagoa, contrastando com a areia branca pediram para eu falar daquele lindo quadro que estava a nossa vista.

Pois bem, segundo a lenda a região da Lagoa do Portinho, era o habitat de Macyrajara, uma linda jovem índia de olhos amendoados e cabelos longos. Filha do índio Bocotó da Tribo dos Trimembres. Habitavam a margem direita do rio Igaraçu. A índia apaixonou-se por Ubitã, índio guerreiro destemido pertencente a uma tribo inimiga da sua. Para por fim nesse namoro o pai da índia mandou prende - la numa oca vigiada por sete guerreiros. Sentindo a falta dos encontros as escondidos com Macyrajara , Ubitã, foi ter com o rei Tupã que revelou onde a índia estava presa, mas recomendou não procurá-la para evitar uma tragédia. Transtornado de paixão Ubitã não ouviu os conselhos e foi a busca da amada. Ao chegar próximo da oca onde estava reclusa o amor de sua vida foi atingindo por uma flecha morrendo imediatamente. Macyrajara ao tomar conhecimento do ocorrido saiu correndo e desapareceu na escuridão da noite e passou três dias vagando. Cansada e chorando muito parou em um olho dágua, momento em que começou a chover. Tupã com piedade da índia juntou suas lágrimas as águas da chuva e a do olho d´água transformando tudo num grande rio que passou a separar a partir dali as duas tribos. Esse rio é o “Rio Portinho” que separa as terras de Parnaíba da cidade de Luiz Correia.

Toda essa beleza fica a 20 km de Parnaíba, seguindo pela BR 343. É um verdadeiro paraíso de águas mornas e doce, local muito propício para ser apreciado o nascer e o por do sol.

Saímos desse local belo e paradisíaco depois do por do sol e meus amigos resolveram encerrar a noite na “Beira Rio”, comendo o famoso caranguejo da "Confraria do Paladar", acompanhado com baião de dois, farofa e vinagrete.

.............................................

Parte 6 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “ A Beira Rio ” Av. Nações Unidas / Praia da Pedra do Sal – Parte 7.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 18/03/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3561145
Classificação de conteúdo: seguro