DENGUE X CRACK

Proposta de conscientização, atendimento e apoio ao usuário de drogas.

Nosso país vive atualmente um grande problema envolvendo o alto consumo de drogas, todos os dias temos “bem debaixo do nosso nariz” famílias inteiras sendo destruídas, pelo vício maldito, pessoas estas que quando não são dependentes físicos destas substancias entorpecentes, são no mínimo dependentes “financeiros”, pois vivemos atualmente um grande momento consumista, onde toda pessoa que possui trabalho ou qualquer tipo de rendimento, possui acesso fácil ao consumo e quem não possui nenhum rendimento lícito ou vê alguma dificuldade para consegui-lo, muitas vezes busca o dinheiro fácil no tráfico de drogas, onde inescrupulosamente, torna depende químico quem dele se aproximar, e esse dependente para sustentar seu vício passa a roubar, furtar, assaltar e até matar com requinte de crueldade até mesmos as próprias vitimas da dependência química.

Estamos vivendo uma época de alta tecnologia, tecnologia esta que seduz e muito qualquer consumidor, e como conseqüência disso as pessoas com menos instrução escolar, e que vivem às margens da sociedade também se vêem no direito de consumirem tudo que as outras pessoas consomem, e de uma forma ou de outra também querem ser incluídas, no contexto social, não se importando se para isso terem que “matar” ou “destruir”famílias, pessoas de bem, pessoas humildes, que aceitam o convite, experimenta, vai, você vai gostar, se não gostar você para... só que não dá pra parar, o malvado CRACK, vicia com uma única vez.

Já não sabemos mais como lidar com tal situação, muitas vezes queremos gritar por socorro, e não temos pra “quem”, muitas vezes queremos sair e não temos pra “onde”, muitas vezes queremos ajudar e não temos “como”...a cidade em que vivemos é pequena, onde todo mundo conhece todo mundo, onde as pessoas conhecem os defeitos uns dos outros, porque não nos unirmos para pelo menos tentar amenizar, nosso grandioso problema, nossa sociedade ou comunidade vive diariamente uma situação de “cumplicidade”, mas que essa cumplicidade seja pra todos uma cumplicidade boa, saudável, não podemos nós, pais de família sermos cúmplices do errado, do mau que devasta nossos filhos, nossos netos, nossos vizinhos amados, não podemos compartilhar ainda que seja por omissão, com a desgraça social que assola nossa pequena Bom Jesus, por favor nos ajude a salvar nossa população,

O alto consumo de CRAK talvez não seja uma questão apenas de segurança pública, uma questão policial, mas sem dúvida alguma é uma questão de SAÚDE PÚBLICA, e muito mais grave do que a o mosquito da DENGUE, muito mais grave do que a MENINGITE, mais agrave até do que a AIDS, e outra doenças mais que assusta a população... portanto temos programa de saúde, apoio dos governos federais, estaduais e municipais pra todas essas doenças, existem coquetéis caríssimos para tratar essa doenças, existem equipes treinadas para prevenir a proliferação do mosquito da DENGUE, existem multas altíssimas para quem descumprir as medidas de cuidados higiênicos em suas residências em relação ao mosquito da dengue...programa este que aliás está de parabéns, porque DENGUE MATA! E o que seria de nossas famílias se esta atenção especial dos governantes não fosse dispensada a nossa saúde? você já viu uma pessoa com dengue? É triste, muito triste, voc já viu uma pessoa que morreu com dengue? Também é muito triste, por isso continue tratando de eliminar água parada, limpando seu quintal, permitindo que aos agentes de saúde tenham livre acesso ao interior de sua residência, ouça com atenção a instrução que estes lhe oferecer...,e tenha plena certeza tudo isso vai colaborar e muito para a boa saúde pública de nosso município.

Assim com o agente de saúde visita nossa casas e perguntam; alguém da casa teve febre? A Sra. Está em dia com seu exame preventivo? O pré natal da senhora está em dia? O cartão de vacinação dos filhos está em dia?...todas essa preocupação é muito louvável, é assim mesmo que os governantes devem fazer, eles tem mesmo que se preocupar com a saúde da população e nesse aspecto estão de parabéns!

Porém não vemos ninguém nenhum anúncio diário avisando CUIDADO CRAK MATA! Mata e mata muito mata mais que as doenças tropicais, o uso desta substancia entorpecente, bem como sua comercialização mata nas mais diversas modalidades tendo os mais diversos tipos podendo ser, HEMORRÁGICO;arma de fogo, arma branca, TRAUMATISMO CRANIANO;paulada pedrada, ENFORCAMENTO, ESTUPRO SEGUIDO DE MORTE, ENVENENAMENTO e até mesmo o mais simples a OVERDOSE, você já viu alguém morrer de CRAK? você já ouviu algum noticiário informar que alguém morreu lutando para sustentar seu vicio pelas drogas? você já viu o crak tirando a vida, a felicidade ou sossego de famílias inteiras? SIM, SIM, SIM a resposta sempre é sim, porque todos os dias pessoas morrem se matam e matam por causa do CRACK.

Esta na hora de mudarmos esta política contra o crack, a ação da Policia é boa e tem que continuar, a ação do MP é boa e tem que continuar, a ação do judiciário é boa e precisa continuar, mas a acão da sociedade é péssima e precisa melhorar a ação dos governantes é péssima e precisa melhorar, melhorar muito, a ação da igreja seja ela qual for ESTÁ péssima, pois não tem direcionado nada de bom ao usuário de drogas, não tem se preocupado com a “arrebatação” do seu rebanho, pois cuidar não é só fazer discurso bonito invocando o nome de Deus não, cuidar do rebanho é fazer algo de concreto, aquele que apenas faz cobranças em nada contribuir, não ajuda em nada, pois não passa de um mero cobrador, quem cobra resultados deve dar sua contrapartida, e nesse momento para não me tornar somente mais uma cobradora quero dar minha parcela de contribuição e convocar toda a sociedade organizada com ou sem fins lucrativos, para juntos fazermos um grande encontro para discutirmos a questão e desde já deixo minha sugestão;

O CRAKE e DROGAS AFINS, sem sombra de dúvida é mesmo uma questão de SAUDE PÚBLICA, que todas famílias devem constantemente serem monitoradas, assim como é feito no caso do Mosquito da dengue, e em se constatando o probelama de dependência seja física ou de ordem financeira, seja tomada as medidas cabíveis para cada caso, não esquecendo nunca de acompanhar estas famílias, dando-lhes suporte técnico tanto na área jurídica e principalmente na saúde/social envolvendo equipe qualificada tais como assistente social, psicólogo e outro profissionais da saúde. , cujo teor dessa idéia deverá ser discutido com toda a equipe envolvida na solução desse problema.

Será mesmo possível que tudo isso passe desapercebido aos olhos da autoridade dos nosso governantes? Ou será que a culpa é da justiça, por ela ser cega? É muito fácil colocar a culpa nas autoridade, mas então porque você não faz nada? Faça alguma coisa Você também.