COMPLEXO DE VIRA-LATA

Devemos acabar definitivamente com o complexo de vira-lata do futebol jogado no Brasil, e, também no continente americano, principalmente na América do Sul. Devemos valorizar mais os times e os jogadores que participam do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores da América.

É inadmissível que alguns comentaristas, ex-jogadores, principalmente os Senhores Ronaldo Nazário e o técnico da seleção Mano Menezes vivam fazendo lobby para que os nossos jogadores deixem o Brasil e vão jogar no continente europeu.

Havia muito tempo, que não tínhamos aqui no Brasil campeonatos com um bom nível e com tantas estrelas. Neymar, Lucas, Fred, Tiago Neves, Ronaldinho Gaúcho (apesar da má fase), Kleber, Liédson, Barcos, Valdivia, Montillo só para citar alguns, no entanto, agora aparecem estas pessoas que não perdem uma oportunidade de motivar os e atletas a deixarem o país, prestando assim, um desserviço ao futebol nacional.

O futebol europeu, sem dúvida, possui os melhores times do mundo. Disputar a Champions League, com certeza é o sonho de dez, entre dez atletas, mas, nem por isso deve-se desvalorizar ou diminuir os jogadores que optam por jogar por aqui, tampouco, desprezar os times brasileiros e os times que disputam a Copa Libertadores.

Para estes “grandes especialistas” tudo que vem de lá é melhor do que é feito por aqui. No entanto pergunto: Tirando os times do Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, quais os times que mostraram futebol melhor dos que apresentam os times dos Santos, Inter, Corinthians, São Paulo, Fluminense, etc...?

O time de masters do Milan? O Apoel? O Olympique de Marselhe?

Como aqui, lá há grandes e pequenos clubes. Há também aqueles que as glórias estão lá longe, num passado distante. E hoje, são times comparáveis à uma Ponte Preta, Portuguesa, Coritiba, Atlético Mineiro, etc.

Os jogadores devem parar de ouvir estas besteiras ditas por estes que, aparentemente, não tem qualquer compromisso com o fortalecimento do futebol nacional e só querem fortalecer o futebol europeu. Afinal é muito fácil bater recordes de títulos em campeonatos de dois times, caso do futebol espanhol onde somente Real Madrid e Barcelona são competitivos. Ou na Itália onde Milan, Inter e Juventus vivem brigando pela taça.

No campeonato brasileiro, tirando dois, três times, os demais sempre tem condições de serem campeões, resultado que, na maioria das vezes só saem nas ultimas rodadas, diferente dos campeonatos citados, que à certa altura um ou dois times brigam pelo título, quando não, um time esta há vários pontos à frente do segundo colocado.

Na Copa Libertadores da América, não é diferente, apesar de alguns times fraquíssimos, o que não exclusividade desta copa, pois, a Champions também possui times ridículos, vários clubes podem ser campeões.

Temos que acabar com o preconceito contra o futebol nacional, contra a Copa Libertadores, devemos valorizar o nosso futebol e torcer para que a cada temporada mais craques surjam para o fortalecimento dos campeonatos e para a “decepção” desses críticos, que, aparentemente, não estão nem aí para o nosso futebol. E que em nada contribuem para o fortalecimento dele. Parecem até que não querem.

Se a Europa é tão boa assim, por que não vão trabalhar lá?

Por que não querem ou por que não os querem?

Não somos vira-latas, não somos.

Aqui é futebol de primeira qualidade. Aqui é puro sangue.

Marc Souz
Enviado por Marc Souz em 21/03/2012
Código do texto: T3568086
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.