Os Bispos, Apóstolos e suas fortunas

Não podemos deixar passar alguns dos fatos que sempre estiveram presentes na nossa sociedade, ligados a homens que, em Nome de Deus apregoam a salvação das almas, milagres e a prosperidade em troca de dízimos e ofertas.

Sim, é importante ressaltar mais uma vez que isto não é novidade, mas convenhamos, dos últimos anos para cá, a situação está tão calamitosa que não passa desapercebida por ninguém.

No final dos anos 1980, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo comprou a TV Record de Silvio Santos e da família Machado de Carvalho por um alto valor. Na época parecia ser uma conta impagável. Entretanto, Macedo, inexplicavelmente honrou o compromisso.

Na época, a Record era uma emissora de pouca relevância no mercado televisivo. Precisava ser modernizada e a credibilidade no mercado era ainda pequena.

Edir Macedo começou a vender espaços de sua emissora para a igreja que fundara, há valores absurdos. Deste modo conseguiria lavar o dinheiro que os fiéis doavam, indo diretamente para uma empresa unicamente sua e da esposa.

Com o passar dos anos, a Record tornou-se a segunda emissora do país em audiência, com produções milionárias.

Tudo isto foi pago pelos fiéis da Universal, através dos dízimos, ofertas, fogueiras santas, votos, etc.

Nunca me esqueço do "Leilão da oferta" que certa vez vi pessoalmente em uma igreja Universal. O pastor desafiava os fiéis a ofertarem grandiosas quantias em dinheiro e depois ia baixando até conseguir seus objetivos. A persuasão usava termos como "não deixe o diabo roubar você", "cuidado com o espírito devorador" e "você não é abençoado porque é mão fechada" e por aí vai.

Um dissidente da Universal, chamado Valdemiro Santiago, após mais de uma década na igreja, resolveu sair e montar sua própria "indústria da fé". Usando os mesmos métodos aprendidos tempos atrás com o próprio Macedo, conseguiu realizar o seu "milagre da prosperidade". Através de seus fiéis ergueu templos, comprou carros de luxo, imóveis e uma fazenda que custou quase 30 milhões de reais.

Não obstante, vemos RR Soares. Este, por ironia do destino é cunhado de Edir Macedo. Através de seus apelos emocionados e seu "Show da Fé", convence seus "fiéis associados" a doarem altas quantias em dinheiro. Com isso, em 2009 comprou um avião particular por quase 9 milhões de reais.

E não poderia deixar de mencionar os Hernandes. Estevão e Sônia possuem uma imensa fazenda na região de Mairinque, interior paulista, a qual pessoalmente vislumbrei à distância.

Também são donos de diversos carros e imóveis, inclusive fora do Brasil, isso sem contar um colégio e uma editora, usados para lavar dinheiro.

Meus caros leitos, se formos entrar em maiores detalhes, chegaremos a marcas inumeráveis.

Não vamos nos esquecer que além desses crimes em nome da fé, muitos desses "apóstolos e bispos" acima citados já estiveram envolvidos em outros crimes como tráfico de armas, estelionato, dentre outros.

Não estou aqui para apregoar fé ou crença. Eu tenho a minha e muitos de vocês as suas. Independente disso, todos somos cidadãos e devemos prezar pelo bem comum e não agir de má "Fé" com as pessoas.

Estamos sob uma constituição que garante direitos, mas não oculta deveres.

Será que alguém pode acreditar que Deus aprovaria tais coisas?

Paulo Farias
Enviado por Paulo Farias em 21/03/2012
Reeditado em 23/03/2012
Código do texto: T3568327
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.