O que é a Felicidade?

Outro dia ao ser perguntado se sou feliz e o que era a felicidade, respondi meio que tropeçando nas palavras: (Sim sou feliz! A felicidade para mim são fragmentos dos momentos alegres vividos por mim!) Bom, após refleti bastante sobre a pergunta, me recordei de um fato relevante que aconteceu comigo, logo que fui transferido do Pronto Socorro para um hospital de reabilitação no centro de BH.

Assim que cheguei àquele hospital completamente dependente, conheci um moleque de quinze anos muito bem-humorado, um adolescente cheio de vida. Aquele garoto vivia intensamente sua estada naquele hospital, eu não acreditava no que via... Aos sábados ele se arrumava todo, pedia uma cadeira emprestada e seguia para uma área onde se encontrava com algumas garotas que também internadas gostavam de passar algum tempo da noite conversando com outros pacientes, a fim de se conhecerem e dividirem suas experiências... O interessante é que rolava o maior “climão” entre os internos, eu, recém acidentado não me interessava por nada, nem ninguém além de mim, queria apenas me recuperar o máximo possível, ou o que fosse possível. Não me importava se havia um mundo fora daquele hospital e tentava pensar o menos possível nisso, temendo o que me esperava quando recebesse alta.

O garoto tinha uma doença degenerativa que atrapalhava o seu desenvolvimento, ele andou até aos nove anos, agora aos quinze já não andava e tinha dificuldades até para se sentar, além de respirar com dificuldades. Mas aquilo que para mim era o fim, para ele era um detalhe ao qual ele superava com muito bom humor, logo que voltava do encontro com os demais internos, sendo que desses algumas eram garotas, ele tinha um sorriso nos lábios que deixava claro o quanto havia se divertido.

Ele sonhava com uma cadeira de rodas, nada de excepcional, apenas uma cadeira comum, algo que lhe desse o mínimo de independência possível. Então passaram-se algumas semanas até que enfim ele conseguiu uma cadeira, meu Deus seu sorriso, sua satisfação, sua FELICIDADE, eram gritantes. O que para mim era uma besteira, para aquele garoto era uma conquista inexplicável, ele já há seis anos sem andar e eu há quatro meses, por isso a minha indiferença e até repugnância àquela cadeira. Ele já sabia o quanto aquela cadeira de rodas seria importante para ele, enquanto eu tinha pavor até em pensar que um dia eu teria que usar uma.

Recordando aquele acontecimento, eu poderia tê-lo citado como exemplo de FELICIDADE, pois os olhos brilhantes, o sorriso nos lábios, o frio na barriga, como expressar a FELICIDADE de outra forma? Os sintomas demonstrados por aquele garoto eram claros, ele só podia está feliz, como não mencionar aquele acontecimento como exemplo de FELICIDADE? É verdade que não sei quanto tempo durou, mas a pergunta não era sobre o tempo de duração da FELICIDADE, mas sim se eu sabia o que era a FELICIDADE.

Luiz Miguel
Enviado por Luiz Miguel em 22/03/2012
Código do texto: T3568363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.