GRUPO DE TEATRO NA PRAÇA DO MÉIER

Nesse domingo 18 de março, vi algo muito emocionante, um espetáculo de teatro na praça do Méier, às 11h, numa manhã bem nublada.

Não tinha muito público, mas as pessoas que ali estavam gostaram muito e até se aventuraram a atuar, um senhor fez o muro e o outro um leão.

O limite do palco era feito com fubá, e naquele círculo mágico, vi uma gente bonita, jovem, atuando com força, energia e muito amor ao teatro.

Fiquei muitos anos afastada do teatro e já não me lembrava mais como é essa energia maravilhosa dos amantes das artes cênicas.

Cheguei atrasada e a cena já estava rolando, era um homem tentando parir um filho, era algo que me remetia as comédias de Molière, Martins Pena, mas ao ver um ser mitológico, com chifres, fui direto ao teatro grego, lá no início de tudo, uns trezentos anos a.C, onde os coros de bode deram origem ao que conhecemos como teatro ocidental. Fascinante!

Se você está no Rio não pode perder, ainda vai acontecer mais uns dois domingos às onze horas, bem ali na praça, próximo a estação de trem, com o grupo De quatro no ato, a peça é a Folia de um semi deus, é muito divertido, é uma farsa alegre e faceira.

Tinha ao meu lado uma moradora de rua, se percebia pelo seu cheiro de morte em vida, mas naquele momento ela sorria e admirava, por ver algo tão diferente da sua rotina de fome e de dor, tem uma hora que os artistas mambembes passam o chapéu a pedir a colaboração dos que estão a assistir, ela coitada, olhou para ele e fez não ter nada, naquele momento vi todo seu sofrer.

Que dia diferente! dia de viver no meio da praça e ver aquela gente a trocar energias e cultura ali sem nenhum apoio de ninguém, apenas trocando o que de melhor se tem pra trocar, a arte e o público a externar o seu gostar.

Parabéns aos atores e demais envolvidos! É muito bom saber que o teatro ainda se faz, tão primitivo e tão moderno, cá por essas bandas tão sem nada.

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 22/03/2012
Reeditado em 11/04/2012
Código do texto: T3568473
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.