TRANSAR, AMAR, ODIAR, SE CASAR, TRABALHAR...

"A ilusão é o primeiro de todos os prazeres"

Oscar Wilde

O ser humano não tá nem aí para o que você é, e sim para o que você diz... Pois se você souber dizer, facilmente você será o que quiser ser. Até porque o ser humano é o único bicho capaz de viver de ilusão.

Um jumento passa o dia comendo capim e milho porque ele sabe que só tem aquilo e é só daquilo que depende pra viver. Não questiona, nem rejeita o milho querendo omeletes. O homem, não, pega o milho e inventa ‘N’ receitas. Inclusive, omelete de milho. O macaco, por exemplo, vive de bananas porque é mais cômodo para si; já o homem, não, ele quer todos os frutos do mundo. Por conta disso, Eva se lascou e comeu a maçã errada. ‘Chuuupa’, Eva!

Calma, não se apegue ao outro porque ele é ou disse ser uma coisa que você não conseguiu ser ou que você mesmo pensa que é. Não idealize ninguém, pois, afinal, no final a pessoa será o que realmente é, não aquilo você idealizou que ele seria. E a decepção não virá pelo fato de ela não ter conseguido ser quem disse que não era, mas sim por ele não ter sido quem você pensou que ele fosse. Não idealize ninguém, pois no fim, a pessoa não conseguirá ser quem você deseja que ela seja e quebrarás tu a tua cara.

Assim como a ilusão é a forma de se enganar sinceramente, a desilusão é o desengano de si mesmo. É o reconhecimento que não somos quem pensávamos que fôssemos.

Como diria Clarice Lispector: “terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária”.

Na maioria das vezes você sofre não porque o outro te enganou, mas sim por ele ter sido capaz de te mostrar que você estava errado quando o escolheu para transar, amar, odiar, se casar, trabalhar...

A ilusão é como o céu: infinito? Não. Azul e cheio de manchinhas brancas.

A ilusão é tal qual o mar: a cada 12 horas ele mostra de fato quem é: hora enche, hora seca.