O TERCEIRO DIA COM OS AMIGOS - “O ALMOÇO, O CAJUEIRO DE HUMBERTO DE CAMPOS, O JANTAR NO IDEAL CENTER” – PARTE 9.

Saímos da praia da Pedro do Sal já quase às 13:00 horas e a fome já estava chegando. Hora do almoço. Dirigimos-nos para o restaurante do Hotel Cívico para a refeição mais importante do dia. O Hotel Cívico é um hotel três estrelas que tem mais de 40 anos de bons serviços. Fica na Avenida Chagas Rodrigues e seu restaurante é aberto ao público. O cardápio é variado e as sobremesas são famosas pela suas gostosuras. Vários doces, cremes e tortas são dispostos elegantemente à mesa que não há quem resiste não experimenta-las. Quem rejeita o doce de jaca e o de limão?

Do Hotel Cívico fomos caminhando até o “Cajueiro de Humberto de Campos”, passamos pelo “Centro Cívico”, um cartão postal da cidade, todo em concreto, construída em 1968 na Administração do Prefeito Lauro Correia com o fim de celebrar as festas cívicas da cidade. Sua parte principal é um prisma de 15 metros de altura, possui quatro outros prismas retangulares laterais onde estão acentados lápides de mármore com descrição de fatos históricos e conquistas dos parnaibanos.

Passamos em frente ao Colégio Nossa Senhora das Graças que desde 30 de maio de 1907, data de sua fundação, vem prestando serviço educacional a cidade, através das irmãs da Congregação dos Pobres de Santa Catarina de Sena. O prédio de dois andares é sempre limpo e bem conservado, o jardim bem cuidado, a imagem de Nossa Senhora da Graça fica na frente do pátio, recebe iluminação especial à noite embelezando o espaço. De seu lado está a Capela de Santo Antônio.

Chegamos a Praça Santo Antônio. Um espaço bastante arborizado, muitos pés de oiti dando sombra nos bancos que se espalham por toda praça. Ao centro fica o Monumento do Centenário da cidade de Parnaíba (1844- 1944), todo em cimento, bastante alto e imponente.

Mais alguns passos e chegamos a Rua Coronel Narciso onde fica o Cajueiro de Humberto de Campos. Numa pequena pracinha cercada de grande para impedir que os vândalos se apropriem do espaço. Ao centro o busto do escritor Humberto de Campos, alguns bancos espalhados, nas paredes lápides com frases ditas pelo autor em seus livros e um belo cajueiro frondoso, dando sombra a todo o ambiente. Essa é a descrição real do nosso ponto turístico, cartão postal da cidade, o Cajueiro plantado pelo renomado escritor quando criança e que cresceu, ficou belo, dando frutos e sempre nos lembrando que por essas terras passou e deixou marcas o grande escritor maranhense, o imortal, ocupante da cadeira número 20 da Academia Brasileira de Letras, Humberto de Campos ( 1886/ 1934), que também não esqueceu de Parnaíba porque sempre fez referencia a ela em seus textos. Humberto de Campos é autor dos livros: Serpentes de bronze (1921), Alcova e Salão (contos 1827), A sombra das Tamareiras (1934 – contos), Diário Secreto (1934) e muitos outros.

Meus amigos não perderam um som lance. Fotografaram a Praça Santo Antonio o Parque Infantil José Alexandre que fica em frente a Praça, porém bastante danificado, sem quase brinquedo e a grama misturado ao mato. O Colégio das Irmãs, como também é conhecido, o Colégio N.S. das Graças tudo foi registrado na câmara.

Depois de todo esse percurso só deu tempo de chegar em casa, tomar banho e mudar de roupa para irmos ao Ideal Center que fica na Avenida São Sebastião. É um centro de compra, alimentação e entretenimento. Lá está uma filial da Casa Marc Jacob loja antiga e luxuosa de Parnaíba. Nesse espaço também tem revenda de carros, a livraria Harmonia, lojas de presentes, a boutique Beco, restaurante Ponto de Encontro, padaria, pizzaria e outros comércios. É um espaço muito freqüentado no final da tarde e nas noites. No final de semana sempre tem música ao vivo.

Desta vez os amigos optaram pelas massas e depois do lanche nos dirigimos para casa, dormir, descansar após um dia maravilhoso e aguardar o novo dia que já está com a programação planejada. Amanhã é dia do passeio ao Delta. O Delta do Parnaíba é a região onde o rio Parnaíba se abre em cinco braços e em forma de triângulo deságua em mar aberto. Fenômenos iguais a esse no mundo só existem três: o Rio Nilo na África, o rio Mekong na África, e o Rio Parnaíba no Brasil. Somente esses três rios desemborcam em Mar Aberto.

....................................................

Parte 9 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “O Quarto dia com os amigos”, o passeio no Delta será a – Parte 10.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 26/03/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3576183
Classificação de conteúdo: seguro