Vida de interior

Nas minhas caminhadas que faço pela manhã,sempre encontro amigos que como eu estão atrás da boa forma,um aceno para ou uma breve paradinha com outro.E dessa forma torno agradabilissima as minhas manhãs.

  Um dias porém ia tranqüila,e eis que surge na minha frente nada mais nada menos do que prima Zeca e primo Amásio,formamrealmente um casal muito simpático,acabaram de festejar as Bodas de Diamantes.Foi linda a festa com direito a fogos de artificio e tudo mais,que eles tinham direito.

      Não se cansam de dizer que a boa forma eles devem a dieta rigora que fazem à base  de verduiras,frutas ,cereais integrais essas coisas caras que só rico pode 
comer.
Mas mesmo assim a prima está bem gorducha,o primo ao contrario tem um fisico 
bom para os seus 77 anos.Zeca é meio dentusa,sofre de uma miopia cronica será
 que existe miopia cronica? Mas o fato é que não enxerga um palmo na frente do nariz sem seus óculos fundo de garrafa que deixam seus olhos bem paquenos.
Nesse dia ela vestia uma calça fusô  rosa,camisa branca dessas que se ganha quando compramos uma lata de tinta de uma detrminada marca,o boné branco também é da mesma griffe,o tenis cinza bem surrado.
O primo vestia calça azul,com camisa na mesma cor prém mais escura,boné 
branco da mesma griffe da mulher e tênis preto.

 ___Bom dia Prima! falaram alegremente
___Bom dia respondi!
___Você já foi à Faixa de Gaza?
Será que euentendi bem?
O que eu iria fazer na Faixa de Gaza!nunca sai do país nem para ir ao Paraguai!
___Não!___respondi.
Mas você está muito desatualizada___falaram,com um tom irônico.
Só ai eu comecei a entender que ali tinha coisa.
___Há quanto tempo que você não atravessa aponte sobre o Paraíba?
É o rio que corta a nossa cidade.
Eles adoram fazer pilherias em cima de fatos pitorescos,nesse ponto são unha
 e carne pobre de quem cai na teia deles.

          O penúltimo prfeito que governou nossa cidade resolveu homenagear todos os paises do globo terrestre.Ou deve ter sido um excelente aluno de história ou frustrado por não seguir a carreira de Hstoriador,o fato é que em qualquer praça,avenida etc.láestá uma estatua,um busto uma esfinge de algum vulto importante da história local,nacional e internacional. E lá na cabeceira da ponte lá está ele Yasser Arafat com um ramo de oliveira na mão
Mas o que será que veio fazer aqui tãolonge?
De repente fiquei imaginando minha cidade tão pequena,pacata,sendo dividida.
Já pensou termos que tirar passaporte para irmos nas Fontes das Àguas Minerais? E o povo do lado de lá a mesma coisa!
Meus Deus como eles iriam fazer suas compras,suas transações bancárias se o centro é desse lado.Será que iriamos adotar o idioma deles.Não seria uma catastrofe1

     Bem voltei à realidade sacudida pela prima afoita pela minha resposta.
Mas de repente o Tico e o Teco vieram em meu auxilio e respondi:
___Não! preferi ir ao Pódio primeiro
Quando o primo ia tentar falar alguma coisa a prima rápidamente perguntou:
___Que Pódio?
___Do Airton Senna nosso eterno campeão você se esqueceu dele na Praça Garcia.
Mas o primo não se fez de rogado,
___Sim! sim,fomos primeiro visitar¨o Che Guevara" na Praça Velha.

       De repente sai de orbita novamente e me lembrei de como foram dias de festa na cidade a cada inuguração.
Foi o governador que veio inaugurar a estatua tal,a mulher do governador inaugurou a outra e assim o povo ria,se divertia com a barriga vazia e tome de inauguração e festas,fogos de artificio iluminava as noites da minha cidade.
Tinhamos noção de quem pagava as contas éramos nós,mas e dai?
Todo mundo sorria e fingiamos que erámos felizes.

    Voltei novamente e para não esticar mais o assunto,me despedi de meus primos.
__Ainda tenho que passar na padaria,comprar pão e leite,ate amanhã.
Mas o primo falou:
___Não se esqueça de fazer uma cesta básica e colocar aos pés do "Betinho". Segui minha caminhada agora em sentido contrário,e de repente levei um tropeção justamente em frente à estatua de Tiradentes.


Aline Sierra
Enviado por Aline Sierra em 25/01/2007
Código do texto: T357845