O QUARTO DIA COM OS AMIGOS - “O PASSEIO NO DELTA” – PARTE 10.

Meus amigos acordaram eufóricos. Tomaram café apressados. Queriam conhecer o Delta. Eles já tinham notícias de sua beleza. Um deles não largava uma Revista da TAM de janeiro de 2012, a de número 49, que tem uma matéria intitulada “Ao Sabor do Vento”, falando do Piauí e do Delta. Ele lia em voz alta: “O Piauí tem o menor litoral do País, mas guarda nessa faixa de 65 quilômetros um dos mais belos desenhos da natureza, de um lado o Delta do Parnaíba, um labirinto de águas doces e salgadas; do outro, Barra Grande mistura de Praia e Roça Chique. Em ambos, sol, vento e mar liso”.

Fomos de carro até o Porto dos Tatus, um principal ponto de saída das embarcações com turistas para o passeio no delta. Levamos menos de uma hora para chegar ao porto que fica no município de Ilha Grande. Foi de lá, do Rio Parnaíba, o chamado Velho Monte, que embarcamos para o delta. E meu amigo continuava lendo a Revista da TAM. Explicava para os demais. “O Rio Parnaíba é o segundo maior rio do Nordeste, separa o estado do Piauí do estado do Maranhão. Nasce na serra do Jalapão e percorre 1,7 mil quilômetros até desaguar em mar aberto. No encontro com o Oceano Atlântico, continua a se dividir em braços, igarapés, ilhas e ilhotas, formando o único delta marinho da América do Sul e um dos poucos do mundo”.

Fenômenos iguais a esse no mundo só existem três: o Rio Nilo na África, o rio Mekong na África, e o Rio Parnaíba no Brasil. Somente esses três rios desembocam em Mar Aberto.

Eles fotografavam os mangues, a floresta, as dunas, o habitat dos caranguejos, os velejadores que vinham ou iam para a pesca, a revoada dos guarás (aves de coloração vermelho pitanga, dizem os entendidos que a cor vem de sua alimentação a base de caranguejo) e não escondiam o encantamento ao constatarem tanta beleza. Tudo fica numa área de 2.700 km quadrado e o passeio pode durar entre duas a cinco horas, dependendo até onde se queira chegar.

Fizemos algumas paradas para tomar banho nas águas do rio Parnaíba ou para caminhar nas dunas de areia branca e fofa que chegam até 40 metros de altura ou ainda desce-las no skybum (sky de madeira que de cima do morro a gente desce sentado, sem frear, numa enorme rapidez se esparramando no chão).

O almoço foi dentro do próprio barco, caranguejo com baião de dois ( arroz com feijão) e farofa (farinha de mandioca, torrada, temperada, com manteiga, cebola, alho e corante).

O Mapa do Delta do Parnaíba parece o desenho da palma da mão. O rio se divide em cinco dedos e suas águas desembocam no oceano atlântico por meio de bocas: Tutóia, Melancieira ou Carrapato, Caju, Canária, todas maranhenses e o Rio Igaraçu, afluente do Parnaíba, desemboca no Piauí, no município de Luis Correia

O delta do Parnaíba envolve 73 ilhas fluviais. Tem um cenário paradisíaco e uma beleza ímpar, meus amigos ficam deslubrados. Voltamos ao cair da tarde, tivemos a oportunidade de ver o por sol de dentro do barco. O sol com seus últimos raios beijava as águas do rio Parnaíba.

Pegamos nosso transporte no Porto dos Tatus e retonamos a Parnaíba. Tomamos um bom banho para buscar boas energias. Depois tiramos ainda um cochilinho. O jantar foi as 20:00 horas. Desta vez levei meus amigos para experimenar o churrasco da Rosarinha Lira na “Churrascaria o Lourival”. Local espaçoso, rodeado de mangueiras, oferece um cadápio variado, inclusive o casquinho de caranguejo e sua especialidade principal, o churrasco. Esse restaurante vem servindo os paraibanos e os turistas há mais de tritna anos sempre com excelente qualidade.

Amanhã vamos fazer outro tour na cidade. Pretendemos visitar lojas de artesanato, o Insituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba e a Academia Parnaibana de Letras.

...............................................

Parte 10 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “O Quinto dia com os amigos”, visita ao Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba e a Academia Parnaibana de Letras. – Parte 11.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 28/03/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3580160
Classificação de conteúdo: seguro