O QUINTO DIA COM OS AMIGOS - “VISITA AO IHGGP E A APAL” – PARTE 11.

Mais um dia de meus amigos em Parnaíba, o quinto dia. Despertaram segundo eles com o canto do bem – te- vi. Começaram muito bem essa nova jornada de 24 horas. Após o café checaram se a máquina fotográfica estava realmente carregada, de lap top, agenda, caneta e outros apetrechos se preparam para o novo dia.

Seguimos pela Avenida São Sebastião com destino ao Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba – IHGGP. Passamos pela Universidade Federal do Piauí e eu fiquei de outro dia leva-los até lá. Ao passarmos pela Igreja São Sebastião eles pediram uma parada para tirar fotos. A igreja de São Sebastião realmente é linda. Foi idealizada, construída e inaugurada, segundo a historiadora in memorian Maria da Penha Fonte e Silva, pelo Monsenhor Roberto Lopes e ele mesmo na década de 30 ensinava o catecismo para as crianças na própria igreja. Sua inauguração se deu em 20 de janeiro de 1935. No altar- mor está a imagem de São Sebastião. Nos altares laterais a Imagem de Nossa Fátima e do Sagrado Coração de Jesus. Belos vitrais colorido chamaram atenção dos turistas. Seu estilo é uma imitação do gótico. Tem apenas uma única torre que termina com uma cruz. O convento dos padres capuchinhos fica anexo a Igreja e esses padres são responsáveis pelos eventos religiosos que lá acontecem. A festa de São Sebastião no dia 20 de janeiro e a de São Francisco no dia 04 de outubro é celebrada com muito entusiasmo pelos fiéis, com novenas, procissão e muita festa.

Em frente a Igreja de São Sebastião fica o Monumento da Águia. Quando da sua inauguração na década de 30 ele ficava na Av.Presidente Vargas, mas precisamente no Porto Salgado. Esse monumento representa uma homenagem dos metalúrgicos ao prefeito da época Ademar Neves. A Águia de Bronze foi transferida de local em virtude da construção da ponte Simplício Dias, quando administrava a cidade o Prefeito Dr.João Silva Filho. A Águia de Bronze de asas abertas, pronta para alçar vôos representa o progresso, a coragem e valentia de seu povo sempre querendo subir.

Deixamos a Av. São Sebastião e adentramos na Av. Chagas Rodrigues, mais adiante pegamos a Av. Presidente Getúlio Vargas e fomos nos aproximando cada vez mais do IHGGP. Entre as ruas Duque de Caxias e a Rua São Vicente de Paulo, no centro da cidade de Parnaíba encontramos o Instituto, funcionando num sobrado de dois andares e mais um mezanino no terceiro andar. Sua fundação é recente. Data de 13 janeiro de 2000. Mas foi somente em 2004 que ele passou a funcionar nesse prédio de estilo colonial, construído no século XVIII e bastante imponente.

Entre seus acervos citamos: 73 quadros artísticos do curso de Contabilidade da Escola Comercial União Caixeiral ,Troféus da Escola Comercial União Caixeiral, Museu do Esporte.Sala de Genealogia Ovídio Saraiva ,Sala de Filmes Antigos do Piauí Wanildo Mendes dos Santos, Fotos, Brasões, Livros, Imagens sacras, Paramentos, Louças e Mobílias que tem grande significado para a história da cidade.

Seus quarenta sócios efetivos e mais outros beneméritos e honorários estão expostos através de fotos numa belíssima galeria em uma das salas do instituto.

O IHGGP é um pedaço do passado e do presente de Parnaíba. Fica aberto na parte da manhã para receber estudantes, turistas e qualquer pessoa que tenha interesse em resgatar um pouco de nossa história.

Para cumprir o planejado saímos do IHGGP para a Academia Parnaibana de Letras – APAL. O prédio da Academia Parnaibana de Letras, fica na Rua Alcenor Candeira. Ela foi fundada em 28 de julho de 1983, graças ao intelectual José Pinheiro Machado que a idealizou e com a colaboração de outros homens cultos de Parnaíba criaram essa sociedade que tem como objetivo promover a cultura parnaibana.

No prédio da Academia tem um pequeno auditório “Testa Branca” que tem capacidade para receber 80 pessoas. Na biblioteca os livros publicados pelos acadêmicos, outros parnaibanos e ilustres escritores estão catalogados. O Memorial de Humberto de Campos foi instalado na APAL no dia 10 de agosto de 2010. Um rico acervo de documentos e pertences do grande escritor maranhense que residiu em Parnaíba, está lá exposto. Inclusive o seu fardão da Academia Brasileira de Letras, espadim, fotos, brasões e manuscritos.

A Academia possui 35 sócios, tem uma bandeira, um hino, um símbolo e estatutos. Na APAL são realizados encontros literários, lançamento de livros, reuniões e outros eventos.

.........................................................

Parte 11 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “O Quinto dia com os amigos 2”, A Praia de Luis Correia – Parte 12.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 29/03/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3581978
Classificação de conteúdo: seguro