Eatradas de Minas, caminho da fé

Percorrendo as estradas das minas sempre deparamos com uma cruz a beira da estrada ou no alto de um morro.

Algumas delas são colocadas ali, de acordo com relatos dos antigos, por uma promessa atendida ou para marcar uma conquista da gente simples da mina.

Em cumplicidade com a cruz, bem ao pé da serra, o rio Caraça desliza preguisosamene entre o verde da mata espalhando as suas águas cristalinas na planície.

E no alto do morro, ao lado esquerdo de quem segue rumo ao Santuário, pode-se observar a capela de Santa Ana dominando aquela maravilhosa paisagem.

O sino daquela capelinha data de 1863.

Neste cenário encontra-se o povoado do Arranca Toco, onde a mais de três séculos reside descendentes de escravos e trabalhadores do Santuário do Caraça. Lá, na Rua principal, vê-se o garboso Cruzeiro, erguido há muitos anos.

Dona Maria, residente ali há aproximadamente 80 anos, conta que ouviu de sua avó a seguinte história: “O cruzeiro antigo tinha acabado de cair, quando fiz a seguinte prece: “Oh Deus! “Fazei com que alguém providencie uma madeira para reerguermos esta cruz”. “Símbolo de fé de nossos pais e da nossa gente”. Após o pedido, na primeira grande chuva, o rio Caraça transbordou-se e trouxe no meio das águas, a madeira tão almejada.

Todos os moradores se uniram e levantaram novamente o Cruzeiro. Foi uma alegria geral. Todos festejaram agradecidos a Deus. Mas, ao longo do tempo, a madeira advinda da enchente foi se desgastando, seu estado de conservação foi ficando cada vez mais precário, até despertar novamente no coração de três descentes daquelas famílias antigas, “Dona Maria, Dona Maura e Dona Cotinha” um grande desejo de reerguer uma nova Cruz, substituindo aquela vinda das águas.

Um novo clamor se iniciou. Convocaram a comunidade com respaldo da igreja, trabalharam com organização e fé até reerguer naquele mesmo local, uma nova Cruz.

Assim, Deus permitiu aos antigos moradores do Arranca Toco, a oportunidade de mais uma vez demonstrar união para o trabalho comunitário, de mostrar sua fé e reescreveram mais uma linha nas paginas da historia de Minas.

Fico honrado por ter, no dia 14 de maio de 2011, presenciado à celebração de reinauguração daquele símbolo de vitória da comunidade do Arranca Toco, presidida pelo Jovem Padre Gentil. Foi um momento de partilha e fraternidade.

Marconi Ferreira
Enviado por Marconi Ferreira em 30/03/2012
Código do texto: T3584086