O QUINTO DIA COM OS AMIGOS 2 - “PRAIA DE LUIS CORREIA” – PARTE 12.

Saímos da Academia Parnaibana de Letras – APAL , já quase meio – dia. Não fomos para restaurante, já estava mesmo acertado que o almoço seria em casa. Na varanda do terraço interno a mesa estava posta com esmero. Toalha de linho branco, para combinar com as louças da mesa. O peixe ao molho de camarão foi muito elogiado. Tinha também pirão (farinha de mandioca escaldada com caldo de peixe e uma pimentinha para dar um gostinho especial), arroz branco e ainda maxixada (maxixe cordado em rodelas, cozido com queijo de coalho, cebola, tomate, pimentão e leite). A sobremesa foi salada de frutas com sorvete. Alguns preferiram a rapadura que estava cortadinha dentro de vidro com tampa.

Já saímos para Luis Correia por volta das 15:00 horas. Pegamos a BR 343 com destino ao mar. Foram aproximadamente 12 quilômetros percorridos até a Praia de Atalaia. Passamos por várias residências. Cada qual mais bela e imponente. Chamou atenção de meus amigos a Faculdade Piauiense – FAP que fica a margem da BR. Prometi que os levaria outro dia para conhecê-la. Mas adiante estava o Aeroporto Dr.João Silva Filho, em frente dele um posto de gasolina e seguimos viagem passando por alguns pontos comerciais e residências.

Finalmente a Ponte sobre o Rio Portinho e adentramos no município de Luis Correia uma das quatro cidades litorâneas do Piauí. As outras são Parnaíba, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. A cidade possui 46 quilômetros de litoral e recebe turistas de todo o Brasil e até do exterior. É bastante movimenta nos períodos de férias, principalmente no mês de julho.

A Praia de Atalaia é bem próxima do centro de Luis Correia. A orla marítima da Praia de Atalaia foi estruturada recentemente com calçadão, saneamento básico e sanitário, sinalização de pedestres, rampas para portadores de deficiência, sendo tudo inaugurado em abril de 2011. O calçadão da Praia de Atalaia é excelente para caminhada no final da tarde. Na beira mar tem hotéis, pousadas, restaurantes, onde é possível comer um delicioso caranguejo ou um peixe frito com farofa se preferir.

Seguimos para a Praia do Coqueiro que fica a 10 quilômetros do centro de Luis Correia. Recebe esse nome devido seus belos coqueirais. Era uma vila de pescadores que foi sendo explorada pelos turistas, ganhando casas, bares e atualmente é uma das praias mais movimentas. O mar é lindo e calmo. A maré estava baixa e podemos ver as piscinas naturais limpas e transparentes. Vimos também em grande extensão da praia linda barreira de corais. Na orla marítima tem vários bares muito freqüentados, principalmente na alta estação. Todos oferecem o caranguejo, o peixe, a água de côco e outras bebidas. Pelas boas condições dos ventos a prática do kitesurf é muito explorada nessa região.

Continuando as nossas andanças chegamos à Praia do Arrombado a 14 quilômetros do centro da cidade. Seguimos até a Praia Carnaubinha a 20 quilômetros de Luis Correia. Finalmente chegamos ao Maramar, uma linda praia que fica a 25 quilômetros de Luis Correia e a fomos até a Praia do Macapá que fica a 27 quilômetros da antiga Amarração.

Meus amigos ficaram encantados com tanta beleza. Praias quase virgens. Sem poluição. Na volta tomamos banho no mar de Praia de Atalaia. Ondas nem tão forte nem tão fraca. O mar plano. A gente foi adentrado até chegar a altura que cada um queria. O vento está de bom tamanho e o sol já se escondia, deixando cair seus últimos raios sobre o mar. A paisagem era divina. Os amigos ficaram deslumbrados.

O município de Luiz Correia tem um porto que fica na foz do Rio Igaraçu. Ele foi fundado em 1820 quando o município era denominado Amarração e pertencia ainda ao estado do Ceará. Em 1880 os municípios piauienses de Crateús e Independência foram trocados pelo território cearense de Amarração e assim o Piauí passou a ter uma parte litorânea. Trata-se de um porto pequeno apenas para embarcações de pescadores. Mas, pela década de 60 aportavam navios de grande porte, inclusive o Navio Josias Moraes. Oportunamente exploraremos a história do Porto. A promessa de sua ampliação vem de longas datas. Esse é um discurso de muitos políticos, mas passa ano, entra outro e a obra nunca é concluída. Infelizmente.

Quando chegamos em Parnaíba já era noite. Meus amigos não quiseram mais sair. Jantamos uma sopinha, depois tomamos uma café com leite, cuscuz, tapioca, bolo de goma e eles ficaram me indagando mais e mais a respeito da cidade de Parnaíba. Falamos sobre a economia, educação, saúde até o sono dominar de vez. O dia foi cansativo apesar de agradável e encantador, segundo eles. Amanhã tem mais.

...................................................................

Parte 12 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “O sexto dia com os amigos. A visita as Faculdades” – Parte 13.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 01/04/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3587646
Classificação de conteúdo: seguro