Que costume mais feio!

Desde pequena meus pais me chamavam a atenção, repreendiam:
“Filha para de “reparar” nas pessoas,tudo bem que tem  olhos de gato, ligeiros que só,mas isso é muito feio, é falta de educação,para com isso”!

Não adiantou nada, as pessoas me atraem como um imã, meus olhos criam vida própria , são independentes da minha vontade!Não passa uma mosca onde eu estiver que eu não veja. É feio mesmo eu sei, mas não consigo me controlar, quando percebo já registrei tudo, o mais discretamente possível , como manda a boa educação!!
O pior que mentalmente (ainda bem) avalio, elogio, critico, analiso,roupa,sapato acessórios, comportamento, modo de andar, de falar,de ouvir,de sentar, de comer,o físico,desde as mãos até o fio de cabelo.
Sou horrorosa de chata,só falta me aproximar para sentir o cheiro da pessoa,por enquanto estou conseguindo me segurar e evitar esse vexame,mas não sei até quando...!

Não importa o ambiente em que me encontre, mas filas e restaurantes ainda são os meus preferidos, no trânsito de vez enquando ainda “dou um tempo”...
Outro dia num restaurante quase me levantei para cumprimentar um homem, queria lhe dar os parabéns,mas minha filha não deixou, a meu ver não tinha nada demais...!
Ele era "algo" raro de se ver, um verdadeiro cavalheiro!

Quando realmente me chama a atenção, ai sim que disfarçadamente (?) é claro,não mais desprego os olhos,foi o caso de um casal,eles eram bem jovens.Note que o restaurante não era nenhum cinco estrelas...
O casal chegou, ele suavemente puxou a cadeira para que a mulher se   sentasse.
Gentilmente aproximou a cadeira para junto da mesa,deu a volta e se sentou corretamente.
Chamou o garçom ,este trouxe o cardápio e lhe entregou, ele imediatamente deu a ela para que escolhesse o prato,depois foi a vez dele.
O garçom se aproximou, ele em voz baixa fez o pedido, o mesmo fez com a carta de vinho.

Quando  vieram as bebidas,fiquei observando o modo como ele segurava a taça,uma perfeição só...
Ela também não ficava nada a desejar,era uma lady.Se mereciam, era bonito de ver.

O garçom trouxe o pedido. Ele esperou que ela iniciasse a comer para depois fazer o mesmo!
Depois dessa, passeia a creditar que ainda existe gente  que sabe ser elegante e transformar o ato de comer (que cá para nós é bem feinho) em verdadeira arte.
Saí do restaurante feliz. Quando você acha que tudo está perdido, aparece gente para te desmentir. A idade não importa,tanto faz,existem jovens e velhos educadíssimos e velhos e jovens que faça-me o favor!!!!!...Esse jovem me deixou  surpresa,confesso que não esperava  presenciar uma cena  quase que praticamente esquecida no tempo...
 O normal é ver gente quando chega se esparramar na cadeira, comendo de boca aberta, revirando o alimento na boca como uma miniatura de betoneira virando concreto, babando,derrubando comida na roupa,  praticamente deitando na mesa, falando e rindo alto como se estivesse no próprio quarto,isso quando não estão “berrando” no celular, entre uma garfada e outra usam o guardanapo para limpar a boca, roupa etc., como  se estivesse usando papel higiênico no banheiro,alguns chegam a ponto de  se beijarem com a boca cheia de comida, como se quisesse aproveitar a “garfada”e tirar a comida da boca do outro! Que coisa mais nojenta para se fazer em publico ,que o façam entre quatro paredes, mas por favor me poupe!
Eca!E tem gente que ainda chama a boa educação de “frescura”.
Ahh, como eu gostaria que o mundo fosse mais “fresco”, e que os pais ensinassem seus filhos um mínimo de boa educação e etiqueta, afinal elas existem  para facilitar nossa vida e prezar pela convivência com os demais, para não ofender os educados com suas grosserias principalmente  à mesa...
Mas duvido muito, atualmente isso não é considerado importante, existem outras prioridades como sucesso, dinheiro, beleza etc. Quem não recebe tais ensinamentos também não poderá passar aos filhos, fica faltando elos na corrente, afinal ninguém dá o que não tem, e assim as gerações se sucedem...
Antigamente se dizia, e eu faço questão de repetir e cobrar de minha família, não se esqueçam, mesmo que estejam sem um tostão no bolso de que “berço é berço”!
 Eles sabem a que me refiro, e aí de quem ousar me desafiar, eu simplesmente pulo do “berço”...
M.H.P.M.