COISAS DE ANTIGAMENTE

Pois, é! Voltando de Belo Horizonte no voo das Linhas Aéreas TRIP, recebi da cordial comissária de bordo, uma barrinha de cereal e duas ou três bolachas, além de, por minha opção, um copo de suco de manga. Sinceramente, achei o lanche muito “mixuruca”; lembrei-me dos bons tempos da Varig; da Vasp; em que o lanche era bem mais variado e bem melhor; vinha acondicionado dentro de uma bonita maletinha de plástico. Serviam ladeado ao lanche, refrigerantes, vinho ou uísque.

É certo que o mundo evoluiu. E continua evoluindo.

A cada dia coisas novas surgem e substituem outras que faziam parte do nosso dia a dia. Algumas delas, nunca esperamos ou imaginamos que pudessem vir a existir, tais como; o fax, telefone celular, GPS etc.. Já outras são desejadas e há muito esperadas.

A máquina de escrever de décadas atrás foi substituída ao longo dos anos por computadores modernos nas redações de jornais e em nosso cotidiano. O celular então, meu Deus! Nem se fala! Não sei como conseguimos viver sem ele por tanto tempo. Nos guichês dos caixas de bancos não se vê há quase três décadas as máquinas manuais registradoras de pagamentos.

O mundo respira modernidade! Contudo relembramos com saudade de objetos que marcaram nossa vida.

Temos hoje perfeita consciência de que a sociedade é regida por novos comandos, por uma tecnociência computadorizada que invade nosso espaço pessoal substituindo livros por microcomputadores e, assistindo a tudo isto, não sabemos onde vamos aportar.

Esta constatação nos coloca numa situação de angústia e perplexidade frente ao que vemos, podemos descrever, tentamos compreender e talvez transformar. Mas, romanticamente voltando no tempo, você se lembra dos programas Túnel do Tempo; Perdidos no Espaço; Terra de Gigantes; Aventura Submarina; Rin-Tin-Tin; Topogigio; Turma do Balão Mágico e os desenhos do Hanna-Barbera? E hoje o que os seus filhos assistem? Melhorou ou piorou?

Lembra-se dos refrigerantes Grapette e Crush? Do chocolate Diziolli? E das fotonovelas Capricho; Sétimo Céu; das revistas, O Cruzeiro; Manchete; Fatos e Fotos; Revista do Rádio; Revista do Esporte?

Lembra-se do brinquedo Ferrorama XP 1500? E do boneco Falcon; o Forte Apache; da boneca Dorminhoca; dos vídeos games, Odissey e Atari?

Ah! E a dona de casa recorda-se dos cobertores Parayba; do sabão em pó Rinso?

Você tomou Biotônico Fontoura; Sonrisal; Cibalena; Óleo de Fígado de Bacalhau e Emulsão Scoth? Usaram pomada para acne Minâncora? Colecionou caixinhas de fósforos que vinham com propagandas? Brincou de bambolê?

Pois, é! São coisas de antigamente, mas, marcaram muito uma fase da nossa vida.