Educação e Tecnologia Dois

Educação e Tecnologia Dois

“...a Escola foi criada para servir de asas, mas os homens transformaram-na em gaiolas...” (Rubem Alves)

Me perdoem os leitores minha falta de criatividade, mas estou usando o expediente das grandes produções cinematográficas de consumo. Qualquer coisa de qualquer gênero que dê certo, taca-lhe uma segunda, diferenciando-a apenas com “números”. Alguém lança um filme ( O Fim do Mundo, por exemplo) que dá boa bilheteria, pronto! Lá vem: “ O Fim do Mundo Dois, Três, Quatro... até o infinito... Pois bem a minha série foi lançada aqui no Recanto da letras em 09/11/011. Volte e leia. Vale a pena...

Meus ancestrais caipiras costumavam dizer: “... a raposa perde o pelo, mas não perde o vício...”. Então vou me atrevendo a voltar com freqüência ao assunto EDUCAÇÃO. Não sou especialista, mas foi lá que trabalhei e graças a isso eduquei meus quatro filhos. Toda vez que alguém vem com novidades “Tecnológicas” com se fosse a descoberta da América fico ouriçado e falo (quer dizer, escrevo). Hoje os jornais comentavam uma notícia de S. José dos Campos (se não me engano) de uma e “Escola Moderna” que instalou um assustador número de câmeras para monitorar o movimento dos “Educandos” dentro da escola. Não tratei saber se a escola era pública por que daí ficaria mais “brabo” ainda. Parece influência de batidos programas de TV que nos enfiam goela abaixo o lixo do comportamento humano na mídia. Mas isso não é o pior. O pior são os números: Dos 365 pais consultados apenas seis foram contra. A Democracia é como os antibióticos. É a maior descoberta de todos os tempos, mas tem efeitos colaterais muitas vezes devastadores. A maioria concorda porque é um instrumento contra a violência. Se isso fosse verdadeiro os detentos em presídios de segurança máxima, depois de cumpridas as penas, seriam santos de provocar inveja até em S. Francisco de Assis. Acho até que a tecnologia nesse caso não precisa de adversário. Saber o que todos estão fazendo poderia até ser um excelente instrumento de avaliação. Poderia ser até um ponto de partida para desenvolver valores e comportamentos sociais aceitos. Mas achar que essa estratégia vai diminuir a violência e resolver os problemas da Educação, é uma conclusão extremamente infantil (me desculpem as crianças sobre a comparação)... O que se espera da Escola é que ela crie um ambiente onde os valores de convivência pacífica sejam desenvolvidos. E o caminho não é o de criar um ambiente vigilante onde o flagrante é o objetivo. O que vai fatalmente acontecer é o mesmo que acontece com os assaltos e outros crimes. Quanto mais avançado for o sistema de vigilância mais avançada ainda será a estratégia para neutralizá-la. Educação é outra coisa. É o prazer criado pela aquisição do conhecimento. E não o medo do castigo. (oldackmendes.zip.net/03/04/012).

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 04/04/2012
Código do texto: T3594148