O SEXTO DIA COM OS AMIGOS 2 - “ VISITA AS FACULDADES” – PARTE 13.

Meus amigos já estão familiarizados após seis dias de agradável convivência. A pedido deles, no café da manhã foi acrescido o mungunzá e a canjica. Depois de bem alimentados fomos a luta como diz o ditado, mas na verdade fomos ao nosso prazeroso passeio.

Visitamos primeiro O Campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí. Ele funciona no cruzamento da Av. Pinheiro Machado com a Av. São Sebastião. Onze cursos entre bacharelado e licenciatura são ofertados para a população estudiosa. Bacharelados em: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas. Engenharia de pesca, Fisioterapia, Turismo, Psicologia. Licenciatura em: Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia (Magistério).

A história da Universidade Federal no Campus de Parnaíba começou com o Curso de Administração em 1969 funcionado no antigo Ginásio São Luiz Gonzaga, hoje Colégio Diocesano. No ano de 1975 o Campus de Parnaíba inaugurou seu prédio próprio no dia 06 de setembro. Em 1976 ganhou mais dois cursos: Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. O curso de Pedagogia foi criado somente em 1985 e em 2006 com o projeto de extensão ganhou os outros sete cursos.

O Campus de Parnaíba quando de sua fundação recebeu o nome de Ministro Reis Velloso, em homenagem ao ilustre Parnaibano, que foi Ministro do Planejamento e que muito trabalhou para realizar os sonhos dos Parnaibanos de ter na cidade um curso superior. No ano de 2011 em conseqüência de uma lei que não permite denominar nenhuma instalação pública com o nome de pessoas vivas, o nosso Campus recebeu o nome de Campus de Parnaíba.

O Campus de Parnaíba ocupa uma área de mais de seis hectares. Em dezessete salas funcionam as instalações administrativas, Departamentos, Coordenações, Chefias de Cursos, centros acadêmicos e diretórios estudantil. As salas de aula são em número de vinte e cinco. Possui treze laboratórios, um auditório com capacidade para 294 lugares e duas salas de vídeo e uma videoteca. Tem ainda uma Biblioteca Setorial denominada “Cândido Ataíde” e uma escola de aplicação, empresas juniores, vestiários, banheiros, áreas de convivência, quadra de esportes, cursinho pré-vestibular popular; almoxarifado, depósitos, cantina, além do Restaurante Universitário – RU. As ampliações continuam aproveitando todo o espaço restante. O Campus de Parnaíba oferece mais de 900 vagas por ano.

Informei para meus amigos que breve teremos a Faculdade de Medicina, porque ao visitar a capital do estado do Piauí, Teresina, em dezembro de 2011, Fernando Haddad, Ministro da Educação na época, garantiu a sua criação. Conforme noticia jornais, internet e outros meios de comunicação, em 2013 o Campus de Parnaíba, oferecerá 50 vagas para o Curso de Medicina.

Saímos da UFPI Parnaíba e fomos para a Universidade Estadual do Piauí UESPI. O Campus que foi criado em 1991 funciona na Avenida Nossa Senhora de Fátima num prédio moderno e bem arquitetado. Essa Instituição de Ensino Superior oferece os seguintes cursos: Agronomia, Direito, Pedagogia, Enfermagem, Ciências Biológicas, Letras/Inglês, Letras/ Português e Odontologia. A Faculdade de Direito está instalada, no centro da cidade, no antigo Ginásio Parnaibano o primeiro da cidade, mas precisamente na Rua Presidente Getúlio Vargas com a Avenida Chagas Rodrigues. A Faculdade de Odontologia e Enfermagem (FACOE) funciona também em prédio separado. A UESPI oferece mais de 290 vagas por ano.

Meus amigos já conheciam a Faculdade Piauiense - FAP de fachada, quando fomos para Luis Correia pela BR -343, passamos em frente ao moderno e bem cuidado local onde ela está instalada. Levei - os até lá para conhecer de perto seu funcionamento. A Faculdade Piauiense começou a funcionar em Parnaíba em 1991 e hoje oferece os seguintes cursos: Pedagogia, Direito, Administração, Nutrição, Psicologia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Sistema de Informação. A FAP oferece mais de 600 vagas por ano.

.

A cidade de Parnaíba tem também a Faculdade de Teologia que começou a funcionar em julho de 2003, com o objetivo de formar Bacharéis em Teologia. Ela funciona através de convenio educacional com a UFPI e todo ano tem formado um significativo número de teólogos.

Meus amigos ficaram admirados com o crescimento educacional de ensino superior em Parnaíba, o que demonstra que a cidade além de turística é também universitária. As faculdades de Parnaíba têm atraído jovens de diversos estados do país como também professores mestres, doutores e pós – doutores, que aproveitam a qualidade de vida que oferece a cidade e se firmam profissionalmente através de concurso para professores ou técnicos e unem o útil ao agradável.

Essa movimentação provocada pelo crescimento de ensino superior tem sido propício para o crescimento da cidade. O comércio imobiliário tem investido em casas, apartamentos para atender a demanda. Parnaíba promete crescer cada vez mais como Pólo Universitário.

Hoje tiramos o dia inteiro e parte da noite para visitarmos essas Instituições de Ensino Superior, amanhã iremos para o Cajueiro da Praia, apreciar suas belas praias.

..................................................................

Parte 13 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “O sétimo dia com os amigos. A visita a "Lagoa do Sobradinho ” – Parte 14, será o próximo capítulo.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 05/04/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3595177
Classificação de conteúdo: seguro