Iminência

“É muito mais fácil estar à beira de alguma coisa

do que ser de fato aquilo.”

(A menina que roubava livros, de Marcus Zusak, p.79.)

Gosto da iminência. Do significado. É uma palavra que exprime exatamente o que queremos dizer com “iminência”.

Nossa língua portuguesa é riquíssima em palavras que exprimem exatamente aquilo que queremos dizer. No inglês, por exemplo, usa-se a mesma palavra para muito mais significados do que nós, descendentes idiomaticamente dos lusitanos. Aí, a palavra fica muito genérica, muito curinga, muito rodada. Prefiro as exclusividades...

Mas voltemos a falar da “iminência”. Não confundir “iminência” com “eminência”. “Eminência” é um lugar alto ou então é o pronome de tratamento aos cardeais (Vossa Eminência ou abreviado V. Emª.). Não é esta. Refiro-me aqui neste contexto à “iminência” mesmo, iniciando com “i”. E o seu significado é “quase lá”. Isso mesmo. Dispenso as chatas definições formais dos dicionários porque nenhum deles conceitua “iminência” tão bem quanto “quase lá”.

Da próxima vez que você viver uma situação em que estiver “quase lá”, se lembrará disso com certeza. Por exemplo, você pode estar “na iminência” de chegar a algum lugar, de atingir um objetivo, de fazer alguma coisa... Mas para mim o exemplo mais claramente compreensível é: “iminência de gozar”. Isso mesmo, quase lá...

É um instante quase inexistente... Uma linha muito tênue que limita o antes e o depois, uma coisa da outra, o quase do lá.

A iminência é tão rápida e sutil que muita gente passa por ela sem nem perceber que ela existe (como na iminência de gozar). Gente muito afoita, querendo chegar logo no “lá”, acabam pulando etapas ou não as curtindo com o devido mérito. Já experimentou desacelerar o processo durante a iminência para aumentá-la? É booooooom... Posterga o “lá” e acaba tornando-o mais intenso.

Mas também não pode adiar demais não, porque senão não chega no “lá” e a iminência interrompe. O tempo da iminência tem, digamos, um intervalo de tolerância que tende a zero. Ele sempre existe e é muito curto. Podemos tentar aumentá-lo, mas quanto mais distante do zero, maior a probabilidade da iminência deixar de ser iminência e se tornar frustração.

De toda forma, a iminência é um encorajamento, do tipo “não pára, não”. Existem situações muito específicas em que ouvimos o apelo, quase súplica: “não pára não, tô quase lá”. Este é o melhor e mais inesquecível exemplo de iminência...

Mas me refiro a todas as situações. A iminência indica que falta pouco para conseguirmos o que quer que seja, o que quer que se deseje. Significa então: continue, não desista! É uma palavra otimista! E com significados deliciosos mesmo...

(Catalão, 31/01/2012)

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 06/04/2012
Reeditado em 06/04/2012
Código do texto: T3597656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.