Levanta-te1

Sábado santo, dia de expectativa e silêncio. No colégio de Santo Agostinho (quando eu era aluno interno), o dia era marcado por um refrão que retornava em todos as orações litúrgicas e eu repetia de todo o coração: "Levanta-te, tu que dormes, desperta tu que dormes, tu que és a vida de toda a vida". Aos 16 anos, quando deixei o colégio, descobrira a importância da vigília pascal, como dizia Sto Agostinho: "mãe de todas as vigílias da Igreja", útero da fé cristã, sacramento da vida nova que todos desejamos. Conheço um padre italiano, teólogo e biblista que diz ter se tornado padre só para celebrar a vigília pascal e cuidar de que ela seja bem celebrada. Anos mais tarde, soube que Odo Casel, o monge beneditino alemão que redescobriu a centralidade da vigília pascal no cristianismo e escreveu sobre a vigília, morreu durante o cântico do anúncio pascal em uma vigília de Páscoa. Também meu amigo, o padre Fuad Mahfoud, de modo diferente, faleceu durante uma vigília pascal, celebração que ele amou tanto e ao qual ele tinha contribuído tanto para celebrá-la bem entre nós que somos do rito maronita. Primeiramente, a parte das leituras bíblicas e depois saíamos até fora para celebrar o fogo e a luz da Páscoa. A lua cheia soberana aparecendo no céu. Ali em torno da fogueira, proclama-se o aleluia pascal e o evangelho da ressurreição segundo Marcos. Depois volta-se ao templo para em torno da mesa celebrar a ceia do Senhor. Nessa Páscoa de 2012 Mohamed,nosso amigo libanês (30 anos), está voltando ao seu país. Praticamente sem dinheiro, do mesmo modo que chegou. Mas vai encontrar sua família e sua namorada e quando lhe perguntei o que ele queria deixar como mensagem aos amigos da colônia libanesa, ele disse: "Que vocês aprendam a olhar a vida com o olhar dos outros". Para nós, essa é a possibilidade da Páscoa. O evangelho de Marcos, o primeiro e o mais leigo de todos, diz que as mulheres, amigas de Jesus, foram nessa madrugada ao túmulo. O evangelho insiste: "Era estava escuro, porque o sol ainda não tinha saído". E ali descobrem a pedra removida e mensageiros de Deus que lhes mandam a Galiléia, o lugar mais pobre do país. Lá com os pobres o encontrareis..." E elas partiram às pressas e com medo, diz o texto de Marcos que antigamente terminava assim. Penso que ao longo de nossas vidas vivemos essa madrugada pascal, ainda escura, mas já grávida da luz do grande dia da libertação.
Feliz Páscoa!
Shalam!
Shalom!
Paz!